Ceará

Junho termina com o dobro das chuvas esperadas para o mês no Ceará

Published

on

Marcando período atípico, junho terminou com o dobro das chuvas esperadas no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o mês é de 37,5 milímetros (mm). Nos últimos 30 dias, o Estado observou média de 75,9 mm – uma variação positiva de 102,5%.

Em nove das dez regiões hidrográficas do Ceará foram observadas chuvas acima da média. Apenas a região da bacia do Rio Curu teve precipitações consideradas pela Fundação como em torno da média.

Proporcionalmente, os Sertões de Crateús foram a região com maior desvio positivo na média de chuvas para o mês. Em junho, o normal é que sejam observadas precipitações de 13.9 mm. No entanto, a média deste ano foi de 68,8 mm, quase o quíntuplo do esperado.

Já a Serra da Ibiapaba teve a menor variação, 41,4% acima da média normal. Foram observados 49,9 mm enquanto o esperado são 35,3 mm de chuva.

Conforme a previsão do tempo, os primeiros dias de julho devem ser de céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.
Previsão do tempo

A tendência para esta sexta-feira, 1º, aponta chance de chuva entre o final da tarde e da noite no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na Jaguaribana.

Para o sábado e domingo, as chuvas tendem a se concentrar sobre a parte centro-norte do Ceará, podendo ser de intensidade fraca a moderada. Segundo a Funceme, as chuvas ocorrem por causa de áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, bem como pela atuação do sistema de brisa e por efeitos locais como temperatura, umidade e relevo.

Sexta-feira (1º/7/2022): Céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na Jaguaribana.

Sábado (2/7/2022): Céu parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns, na Ibiapaba e na Jaguaribana.

Domingo (3/7/2022): Céu parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns e na Jaguaribana.

Fonte: O Povo
https://open.spotify.com/episode/0EFi7yPmYRoFAhRE9jC6uT

EM ALTA

Sair da versão mobile