Noticias

Já é possível enxergar o fim da pandemia, mas ela não acabou, diz OMS

Published

on

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou, nesta quarta-feira (14), entrevista semanal à imprensa. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que já é possível enxergar o fim da pandemia de Covid-19, mas que ela ainda não terminou.

“Na semana passada, o número de mortes semanais relatadas por Covid-19 foi o menor desde março de 2020. Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia. Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista. Um maratonista não para quando a linha de chegada aparece. Ela corre mais forte, com toda a energia que lhe resta. Nós também devemos. Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora. Mas agora é o pior momento para parar de correr”, disse o diretor-geral.

Globalmente, o número de novos casos semanais diminuiu 28% durante a semana de 5 a 11 de setembro de 2022, em comparação com a semana anterior, com mais de 3,1 milhões de novos casos relatados. O número de novas mortes semanais diminuiu 22% em comparação com a semana anterior, com pouco menos de 11 mil mortes relatadas. Até o dia 11 de setembro, mais de 605 milhões de casos foram confirmados e mais de 6,4 milhões de mortes foram relatados globalmente, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da OMS, divulgado nesta quarta-feira.

Nesta quarta-feira, a OMS lança seis breves resumos de políticas que descrevem as principais ações recomendadas aos países para o fim da pandemia.

“É um resumo, com base nas evidências e na experiência dos últimos 32 meses, do que funciona melhor para salvar vidas, proteger os sistemas de saúde e evitar perturbações sociais e econômicas. Esses resumos de políticas são um apelo urgente para que os governos analisem suas políticas e as fortaleçam para a Covid-19 e futuros patógenos com potencial pandêmico”, disse Adhanom.

Fonte: CNN Brasil

PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot

EM ALTA

Sair da versão mobile