Com o iminente afastamento de Camilo Santana para concorrer ao cargo de senador nas Eleições 2022, a vice-governadora Izolda Cela está prestes a assumir o maior desafio de sua carreira, que marca também um fato histórico no Ceará: se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Estado.

Nesta segunda-feira (7), Izolda Cela falou sobre esse desafio de se tornar governadora, o que deve ser concretizado no dia 2 de abril deste ano, prazo que Camilo Santana precisa cumprir, caso queira concorrer ao Senado nas próximas Eleições. “O que me desafia de forma mais concreta no momento é a possível desincompatibilização do governador Camilo Santana, e, nesse caso, recebo a tarefa de ficar como governadora do Estado. Essa é a minha grande tarefa no caso de se realizar, minhas energias estão para isso”, afirmou Izolda.

Além de assumir o cargo de forma provisória, até o fim do atual mandato de Camilo, Izolda deixou claro também sua pretensão de concorrer ao cargo de forma definitiva, nas eleições para o Governo do Estado. Antes, contudo, a sua candidatura precisa passar pelo crivo do seu partido, o PDT, nas convenções do partido.

Até o momento, são quatro quatro pré-candidatos apresentados ao cargo de governador pelo PDT: Roberto Cláudio (prefeito de Fortaleza por duas gestões), Evandro Leitão (atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), Mauro Filho (deputado federal) e Izolda Cela (vice-governadora).

Entre os parlamentares do PDT, Izolda Cela já é vista como uma “candidata natural” a concorrer ao Governo do Estado. Já o governador Camilo Santana prefere não mostrar suas preferências, mas sempre destacou a parceria e a presença firme de Izolda na gestão do executivo estadual.

Perfil de Izolda Cela

Natural de Sobral, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho tem 61 anos. É professora de carreira, além de psicóloga. Ocupa o cargo de vice-governadora desde 2015, na eleição vencida por Camilo Santana. Antes, foi titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) na gestão do governador Cid Gomes. É casada com Vevéu Arruda, ex-prefeito de Sobral.

Izolda iniciou sua trajetória política em 2001, quando assumiu o cargo de Subsecretária de Desenvolvimento da Educação na gestão municipal de Sobral. Seguiu no cargo de 2004. Entre 2005 e 2006, foi Secretária de Educação de Sobral.

Fonte: GC Mais