Brasil

Ipec: Lula passa de 46% para 47%, e Bolsonaro se mantém com 31%. Aumentam as chances da eleição acabar em primeiro turno

Published

on

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (19), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.

Em relação ao levantamento anterior do Ipec, de 12 de setembro, Lula passou de 46% para 47%; Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual de então. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Segundo o Ipec, o resultado indica um cenário de estabilidade na disputa, a duas semanas da eleição.

Ciro Gomes (PDT) segue com 7% das intenções, mesmo índice da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) tinha 4% do Ipec da semana passada e agora tem 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.

Votos válidos

Votos válidos excluem os votos em branco e os nulos. Lula lidera a disputa:

  • Lula (PT): 52% (51% na pesquisa anterior, de 9 de setembro)
  • Bolsonaro (PL): 34% (35% na pesquisa anterior)
  • Ciro (PDT): 7% (8% na pesquisa anterior)
  • Tebet (MDB): 5% (4% na pesquisa anterior)
  • Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)

EM ALTA

Sair da versão mobile