Economia
IPC da Fipe sobe na segunda prévia de agosto
[caption id="attachment_5245" align="alignleft" width="600"]
(Foto:Divulgação)[/caption]O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, subiu 0,17% na segunda prévia de agosto, bem acima da variação da apuração anterior, de 0,01%. Quatro dos sete grupos pesquisados indicaram aumento médio dos preços.
(Foto:Divulgação)
O grupo habitação continua sendo o principal fator de pressão no orçamento das famílias, com alta de 0,34%, embora com taxa 0,01 ponto percentual abaixo do último levantamento.
A segunda maior contribuição para o avanço do IPC foi constatada no grupo despesas pessoais, com elevação de 0,75% ante 0,69%, seguida por alimentação, onde foi interrompida uma sequência de 12 quedas, passando de -0,08% para 0,27%. Em saúde, o índice subiu de 0,50% para 0,59%.
O grupo transportes também influenciou, apesar de ter se mantido em queda pela quinta vez seguida. O recuo alcançou 0,56%, mas na pesquisa anterior tinha caído 0,96%. Em vestuário, também ocorreu a quinta redução seguida com 0,62%, mas nesse caso a diminuição foi bem maior do que na primeira prévia de agosto, quando a taxa havia sido negativa em 0,55%. Em educação houve leve baixa, passando de -0,02% para -0,01%.
Fonte: Agência Brasil
-
Ceará18 horas atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Ceará3 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Brasil3 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Brasil3 dias atrásEntidades orientam trabalhadoras domésticas a denunciar assédio eleitoral antes do segundo turno
-
Ceará3 dias atrásVenda de bebidas alcoólicas será liberada no Ceará durante o segundo turno das eleições
-
Brasil3 dias atrásFelipe Neto se casa com Juliane Carvalho em cerimônia intimista no Rio de Janeiro
-
Ceará3 dias atrásGalpões logísticos no Ceará têm 99% de ocupação e espaço disponível cai para 0,81%
-
Brasil17 horas atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
