Brasil
Internação de bebês por desnutrição no Brasil atinge maior número em 13 anos
No ano de 2021, um total de 2.979 bebês menores de um ano foram hospitalizados por desnutrição no Brasil –, o maior número absoluto dos últimos 13 anos. Pior taxa foi registrada no Nordeste, que apresentou no ano passado um índice 51% acima do nacional. Levantamento foi realizado pelo Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O balanço considerou os registros feitos no Sistema Único de Saúde (SUS). Só em 2021, o País teve o equivalente a uma média de oito internações desse porte por dia. Na região Nordeste, no mesmo período foram informadas 171 hospitalizações de bebês menores de um ano para cada 100 mil nascidos vivos –, número mais alto em comparação as demais regiões brasileiras.
Ainda segundo levantamento, o índice vem subindo no País. Em 2022, até o dia 30 de agosto a rede pública de saúde já registrava 2.115 internações de bebês nessa faixa etária por desnutrição. Ou seja, a taxa média de hospitalizações diárias desse período foi 8,7, um crescimento de 7% em comparação ao ano passado.
Órgão também fez uma análise dos casos de internações em que há registro de raça/cor e identificou que, entre janeiro de 2018 e agosto de 2022, duas de cada três hospitalizações por desnutrição foram de bebês negros.
No comparativo entre 2018 e 2021, foi percebido ainda que o País registrou 13.202 hospitalizações por desnutrição entre menores de um ano. Destas, 5.246 foram de bebês pretos e pardos, “mas falta informação sobre raça/cor em um de cada três registros”.
Conforme levantamento, a taxa de hospitalização por desnutrição entre bebês menores de um ano vem subindo no Brasil desde 2016. Só entre 2011 e 2021 o índice subiu 51%.
Fonte: Opovo
PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

