Iguatu

Interact promove campanha de doação de sangue

Published

on

Jovens de 12 a 18 anos que formam o Interact Club de Iguatu realizaram no dia 10 de junho (sábado) uma Campanha de Doação de Sangue. A campanha que durou quase 30 dias foi articulada junto as escolas e universidades da cidade. O Interact dá aos adolescentes a oportunidade de fazerem a diferença e se divertirem. O programa pertence ao Rotary Club de Iguatu.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) recebeu os mais de 60 doadores candidatos que foram cadastrados. 39 deles estavam aptos a doar e se cadastrarem como doador de medula óssea. A iniciativa contou com a parceria do Rotary, Casa da Amizade e HEMOCE.

A ação teve a supervisão e orientação dos pais dos jovens (Foto: Divulgação/Assesoria)

Todo Interact Club realiza dois projetos por ano: um que ajuda sua escola ou comunidade, e outro que promove a compreensão internacional. Os associados do club de Iguatu se reúnem semanalmente com a missão de se conectar com líderes comunitários, desenvolver habilidades de liderança, fazer contatos internacionais e descobrir mais oportunidades rotárias.

O presidente do club, Arthur Bezerra, avaliou positivamente a ação. “Foi muito produtiva a participação dos colegas. Podemos apreender sobre a importância da doação e fortalecer o ato. Principalmente daqueles que possuem o tipo sanguíneo RH-. Esse tipo de sangue é pouco mais raro, para a recuperação de pacientes, e nossa missão era incentivar”, adiantou Arthur.

A ação teve a supervisão e orientação dos pais dos jovens. “Os interactianos estavam muito empenhados e ficaram muito satisfeitos com o resultado, por sentirem a importância da doação sanguínea na vida das pessoas que necessitam”, afirmou Georgy Xavier, rotariano e pai do jovem Athur.

O presidente do Rotary Club de Iguatu comemorou o fato de o club e suas ramificações estarem bem articuladas e com ações independentes. “Além de um RC forte, temos programas e associações que caminham com os próprios passos. Isso fortalece ainda mais a causa e ideal rotário que é: Dar de Si antes de Pensar em Si”, afirmou Tales.

Dificuldade

O HEMOCE de Iguatu encontra sempre dificuldade para atender a demanda por bolsas de sangue. Com o estoque baixo e o número de doadores cada vez menor, a unidade precisa da solidariedade dos doadores para continuar salvando vidas na região. São em média 25 hospitais atendidos pelo hemonúcleo de Iguatu. Em média cerca de dez pessoas procuram a unidade por dia para doar sangue. Mas de acordo com a unidade, o ideal é que fossem pelo menos 30 doações de sangue diariamente.

Saiba mais

Para doar sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar termo de autorização dos pais, além de apresentar carteira de identidade. O Hemocentro de Iguatu funciona no horário de 7h às 17h. É necessário um intervalo entre uma doação e outra. Homens podem doar a cada 60 dias, no máximo 4 vezes ao ano, e as mulheres a cada 90 dias, até 3 vezes em um ano.

EM ALTA

Sair da versão mobile