Tecnologia

Inseto pré-histórico “Big Brother” usava visão 360º para capturar suas presas

Published

on

Um fóssil envolto em âmbar de 100 milhões de anos foi analisado por especialistas que se surpreenderam ao descobrir um inseto pré-histórico completamente diferente de qualquer outro já observado até a era atual – tanto que ele não se encaixa em nenhuma classificação já existente, tendo sido necessário especificar uma família exclusiva.

Descoberto em uma mina na vila Noije Bum, em Myanmar, no sudeste da Ásia, o animal foi descrito em um artigo publicado no jornal BioOne Complete, de autoria do entomologista George Poinar Jr., professor emérito da Universidade Estadual de Oregon, nos EUA. Também assinam a pesquisa os coautores Alex E. Brown, da Universidade da Califórnia-Berkeley, e Péter Kóbor, da Rede de Pesquisa Eötvös Loránd, na Hungria.

Embora medisse apenas um pouco mais de 5 mm de comprimento, o artrópode, que recebeu o nome de Palaeotanyrhina exophthalma, tinha olhos esbugalhados em forma de lâmpada que lhe davam uma visão 360º e uma resina pegajosa secretando de suas patas, características que o tornavam um predador voraz que não dava chances para suas presas escaparem.

“É um pequeno predador que usava seus olhos salientes para localizar presas”, afirma Poinar em um comunicado, comparando a uma frase do livro “1984”, de George Orwell: “Big Brother is watching you” (“O Grande Irmão está observando você”, em português), que faz referência às câmeras de segurança e à vigilância constante por parte de um governo ditatorial, e refletia os temores e problemas globais do século 20, após a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Olhar Digital

EM ALTA

Sair da versão mobile