Iguatu

Inmet aponta baixa umidade do ar em 72,82% do território cearense

Published

on

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (24), novos alertas de “Perigo” e “Potencial Perigo” pela baixa umidade do ar para 134 dos 184 municípios cearenses – 72,82% do território. Isso traz riscos à saúde e aumenta as possibilidades de ocorrências de incêndios florestais. O aviso é válido até hoje, às 18h.

No caso de “Perigo”, quando a variação da umidade relativa do ar gira em torno de 12% a 20%, estão 68 municípios cearenses, localizados no Sertão Central, no Sertão dos Inhamuns, na região Jaguaribana, no Cariri cearense e também no Centro-Sul.

Ainda há 66 Municípios em alerta de “Perigo Potencial”, classificação em que a umidade relativa do ar fica entre 20% a 30%, oferendo um risco menor para a saúde humana e incêndios florestais. Neste caso, aparecem os territórios das seguintes regiões: Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribe, Norte e Noroeste cearenses.

Cuidados

O tenente-coronel Noberto Santos, comandante da 1ª Companhia de Bombeiros de Juazeiro do Norte, alerta para o perigo causado pelas queimadas ilegais, principalmente, neste período mais seco, prática ainda comum pelos agricultores. “O calor potencializa os incêndios florestais, somado aos ventos, que são mais fortes entre agosto e setembro. Por isso, procuramos orientar a população”, enfatiza.

A baixa umidade do ar também pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alergologista e imunologista Cícero Inácio, aponta que é comum a secura das mucosas nasais, exacerbação de conjuntivites alérgicas, dermatite atópica, asma e rinite alérgica. Sua orientação é o consumo de líquido, principalmente água.

“É importa evitar exposição em horários mais quentes, usar hidrante para a pele e, se possível, de algum tipo de umidificador de ambiente”, sugere.

Os municípios em “Perigo” são:

Abaiara
Acopiara
Aiuaba
Altaneira
Alto Santo
Antonina do Norte
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barro
Boa Viagem
Brejo Santo
Campos Sales
Caririaçu
Cariús
Catarina
Cedro
Crateús
Crato
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Farias Brito
Granjeiro
Icó
Iguatu
Independência
Ipaumirim
Iracema
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Mauriti
Milagres
Milhã
Missão Velha
Mombaça
Nova Olinda
Novo Oriente
Orós
Parambu
Pedra Branca
Penaforte
Pereiro
Piquet Carneiro
Porteiras
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixelô
Quixeramobim
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Senador Pompeu
Solonópole
Tarrafas
Tauá
Umari
Várzea Alegre.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile