Iguatu

Inaugurada a nova Agência do Trabalho em Iguatu

Published

on

Inaugurada na última segunda-feira, 04, a nova sede da Agência do Trabalho em Iguatu. A decisão de implementar o novo espaço veio da demanda local por atendimento, uma vez que Iguatu é considerado o principal polo econômico da região, conforme dados estudos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Hélio Oliveira, gerente da agência de Iguatu, ressaltou que a nova estrutura colabora numa melhor oferta dos serviços aos usuários. “Realmente o nosso espaço antigo era limitado, já aqui possuímos vários ambientes, todos climatizados, para atender Iguatu e Região da melhor forma”, afirmou. O gerente local disse que dos serviços ofertados pela agência, o de homologação de rescisão de contrato de trabalho é o mais procurado. “Diante da crise dos últimos meses, os casos de homologações vêm sendo uma constante. Enviamos dados mensais à superintendência e nesse tema o número chega a 80 homologações nesse intervalo. E atrelado a isso o seguro desemprego para aqueles que possuem direito”, disse.

Conforme a superintendência mais unidades do estado serão restruturadas – (Foto Thiedo Henrique/Mais FM)

A deputada estadual Mirian Sobreira (PDT) esteve na solenidade, representando o prefeito Ednaldo Lavor (PDT). Ela demostrou preocupação com os dados das rescisões, mas adiantou que a gestão municipal atua nas políticas de desenvolvimento econômico junto do estado para superar o período de recessão econômica. “É uma preocupação nossa enquanto agentes políticos. O prefeito Ednaldo afirmou inclusive, ao governador Camilo, que trocaria todas as futuras ações no município pela possibilidade de atrair mercado de empregos para a cidade. E para isso estamos abrindo as portas. Já iniciamos as conversas com redes de supermercados, para a extensão da fábrica da Dakota e de empresas do segmento de varejo como Americanas. O momento atual do país não ajuda, mas estamos somando forças para alcançar maiores objetivos”, disse.

Fábrica de Carteiras

 Fábio Zech, gerente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, afirmou que a próxima demanda a ser suprida e já programada para o mês de novembro será a fábrica de emissão de carteira profissional do trabalho na própria cidade. “Dessa forma o trabalhador na primeira vez que vir à agência com objetivo de emitir a carteira, sairá com ela em mãos”, assegurou. Conforme Fábio, mais unidades do estado serão restruturadas. “Queremos desafogar centros como Iguatu. Já inauguramos duas agências na Região Metropolitana. Nosso objetivo e de até o final do ano inaugurar um departamento em Mombaça, Quixeramobim e outra em Juazeiro do Norte”, pontuou.

Uma demanda que possa ocorrer com abertura de mais unidades será a necessidade de mais servidores. O gerente adiantou como está conjuntura atual para um possível concurso público do MTE. “Nosso orçamento estava congelado nos últimos 10 anos, e agora que tivemos uma alteração. Mas já estamos apresentando essa demanda ao MTE para estudar a possibilidade de atrair servidores por meio de concurso”, ressaltou.

A agência pretende atender cerca de 200 trabalhadores por dia, oferecendo mais comodidade e rapidez, sem que as pessoas tenham que percorrer grandes distâncias para fazer sua carteira de trabalho.

A solenidade de reinauguração foi marcada ainda pela entrega do certificado de extensão de base sindical do Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços Iguatu e Região. Claudemir Brito, dirigente do movimento, passará a atuar em mais 11 municípios além de Iguatu. “Nós já temos um trabalho ofertado aos moradores desses municípios, mas agora podemos representar esses trabalhadores”, disse.

Presente no evento representando a esfera federal esteve o deputado federal Raimundo Matos (PSDB). Ele comentou as mudanças impostas pelo governo Temer, amparadas pela base composta pelo tucano no Congresso. “Toda a estrutura é da época de Getúlio Vargas. A reforma permite o trabalhador fazer sua jornada de trabalho, dividir as férias em três vezes. No último mês foi recuperado 1 milhão de empregos dos 13 milhões e isso foi fruto dessa medida e novas politicas de relações trabalhistas. A população vai absorver em curto espaço de tempo”, disse.

Saiba mais

Além de Iguatu o local inaugurado atenderá mais 14 municípios. Na agência de Iguatu serão prestados os serviços de emissão de carteiras de trabalho para brasileiros, habilitação e recursos do seguro desemprego, consulta ao Rais, Caged e Abono Salarial, de segunda a sexta, das 8 às 11 horas e das 12 às 17 horas.

O atendimento será presencial na Avenida Dr. José Holanda Montenegro, 624, Centro.

EM ALTA

Sair da versão mobile