Economia
Imposto sobre transações digitais seria duro golpe contra o PIX

Poucas semanas após o início das operações, já é possível cravar que a criação do PIX foi uma das sacadas mais inteligentes do Governo Federal dos últimos anos. O sistema de pagamentos desenvolvido no Banco Central é extremamente prático, baratíssimo e moderno. Ao mesmo tempo em que desburocratiza transações bancárias e as torna acessíveis, o PIX impulsiona a economia, em especial os pequenos negócios e trabalhadores autônomos.
Todo este potencial corre o risco de ruir caso o sistema seja alvo de cobrança de novos impostos. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já manifestou o desejo de taxar o PIX, como parte do que tem sido apelidado de nova CPMF, um imposto de 0,2% sobre transações digitais (compras online, transferências, etc).
Diante da deterioração das contas públicas, sobretudo durante a pandemia, a ideia de Guedes é robustecer a arrecadação para contrabalancear outras despesas, como um possível novo programa de renda básica. Impopular como é, a medida até agora é malvista no Congresso e rejeitada pelo presidente Jair Bolsonaro. Ainda bem.
Taxar o PIX seria limitar absurdamente uma ferramenta exemplar e dar um passo para trás no setor bancário.
Mais que isso, a hipótese de impor cobranças ao PIX passa a pior mensagem possível a quem inova, seja no setor público ou privado. É como adicionar obstáculos a uma boa ideia, em vez de estimulá-la.
À avassaladora carga tributária brasileira, não se toleram adições. Que sejam buscadas outras saídas. E que deixem o menino Pix crescer em paz, tadinho.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas