Regional
Implantado o programa P1+2 em Várzea Alegre

O secretário do Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, André Fiúza de Menezes, participou na manhã desta quarta-feira, dia 6, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre, de atividade com técnicos da Cáritas Diocesano do Crato. A reunião foi coordenada pela representante da Cáritas Diocesano, Maria Angelita Marciel, e teve o objetivo de apresentar e implantar o Programa P1+2 no município, como também capacitar a comissão municipal do programa.
No encontro foi acertado o compromisso para instalação de 85 cisternas calçadão e enxurrada em Várzea Alegre, até dezembro deste ano. Podem receber essa tecnologia, famílias que já foram atendidas pelo 1° Água (cisternas para consumo humano), cadastradas no Cadúnico e que tenha renda per capita de até meio salário mínimo.
As cisternas serão construídas na zona rural do município com recursos financeiros do BNDES e articulação da ASA – Articulação no Semi-Árido Brasileiro.
A execução será da Cáritas Diocesano do Crato em parceria com MDS, entidades locais, comissão municipal e beneficiários. Na execução desta ação estima-se um investimento de R$ 652.800,00 para construção das cisternas e R$ 127.500,00 de incentivos de caráter produtivo para as famílias.
A Comissão Municipal vai iniciar um trabalho de mobilização para identificar as famílias que atendam esse perfil e que tenha potencial e vocação para o programa.
Participaram também da reunião todos representantes da comissão:
Câmara Municipal – Antônio Sebastião.
CMDS – Taciso Simião;
Defesa Civil – George Bitu;
EMATERCE – Pedro Bezerra;
FAMUVA – João Alves;
PAA – Estêvão Azevedo;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Menesia Simião;
Cisterna-Calçadão
Capta a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200m², construído sobre o solo. Com essa área do calçadão, 300 mm de chuva são suficientes para encher a cisterna, que tem capacidade para 52 mil litros.
Por meio de canos, a chuva que cai no calçadão escoa para a cisterna, construída na parte mais baixa do terreno e próxima à área de produção. O calçadão também é usado para secagem de alguns grãos como feijão e milho, raspa de mandioca, entre outros. A água captada é utilizada para irrigar quintais produtivos, plantar fruteiras, hortaliças e plantas medicinais, e para criação de animais.
A cisterna-enxurrada tem capacidade para acumular 52 mil litros e é construída dentro da terra, ficando somente a cobertura de forma cônica acima da superfície. O terreno é utilizado como área de captação. Quando chove, a água escorre pela terra e antes de cair para a cisterna passa por duas ou três pequenas caixas, uma seguida da outra, que são os decantadores.
Os canos instalados auxiliam o percurso da água que escoa para dentro do reservatório. Com a função de filtrar a areia e outros detritos que possam seguir junto com a água, os decantadores retêm esses resíduos para impedir o acúmulo no fundo da cisterna. A retirada da água da cisterna-enxurrada é feita por meio de uma bomba de repuxo manual. A água estocada serve para a criação de pequenos animais, cultivos de hortaliças e plantas medicinais e frutíferas.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura
-
Videos15 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas
-
Videos16 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025
-
Videos3 dias atrás
Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco