Política

Iguatuenses são homenageadas com Comenda Zilda Arns- Mulher Nota 10 na Câmara

Published

on

Em sessão solene a Câmara Municipal de Iguatu (CMI), realizou nesta terça-feira, 04, a entrega da comenda Zilda Arns – Mulher Nota Dez. A 16ª edição do evento que homenageia mulheres que se destacaram ao longo dos anos pelos relevantes serviços prestados ao município, a ocasião contou com a participação de familiares das 19 homenageadas, empresários, políticos e convidados.

A comenda Zilda Arns foi criada por meio de um Projeto de Lei de autoria do vereador Ednaldo Lavor, atualmente prefeito de Iguatu, já distinção Mulher 10 foi criada também por meio de PL pelo vereador e hoje presidente da casa legislativa Mário Rodrigues (PDT). As duas honrarias que tinham o mesmo objetivo quando premiadas em solenidades distintas, passou nos últimos anos a se vincularam num só propósito.

Presente na solenidade o gestor do município disse que o evento possui relevância para o executivo. “Quero ser um prefeito presente na casa legislativa. Um momento como esse é reconhecer histórias de vida de pessoas que enobrecem e dão sua contribuição em prol do crescimento de nossa cidade. Reconhecer estando presente é mínimo que se pode fazer”, ressaltou.

Mário Rodrigues destacou a pluralidade das homenageadas desde a criação das comendas e critérios avaliativos para os comedimentos. “Cada parlamentar pode escolher uma homenageada. Isso por si só já estreita a entrega tento em vista que são inúmeras mulheres do nosso município que merece tal honraria. Mesmo assim a casa possui um histórico de belas homenagens que vãos de juízas a domésticas. A entrega do título independe da classe social e cargo exercido”, destacou.

Homenageadas
Dentre as homenageadas esteve a professora e advogada Maria Lopes, que recebeu o título  do vereador Bandeira Jr. (PMDB), ela pontuou a responsabilidade e uma postura digna de hoje por diante. “É um estimulo a sociedade, mostra que pessoas são reconhecidas. Nos motiva a nos produzir mais humanamente e menos materialmente como ser humano, esse prêmio é uma via para essa mudança de atitude”, destacou.

Geneglaudia Holanda foi o nome indicado pelo parlamentar Pedro Lavor (PSDB), ela creditou a sua a entrega a sua vida, segundo ela baseada na honestidade e dedicação “Acredito que foi uma generosidade e simpatia pessoal do parlamentar. Mas ao ver a história de vida de algumas mulheres agraciadas percebo que tiveram assim como eu suas vidas dignas dentro dos princípios de honestidade. Fui criada por famílias de agricultores, galguei meus degraus acadêmicos, hoje e ser visto como mulher referência na minha cidade é motivo de gratidão e felicidade”, pontuou.

Maria de Fátima Ferreira diretora e proprietária da rede de ensino particular na cidade recebeu a indicação do vereador Vicente Reinaldo (PP). “Hoje me sinto enaltecida pela minha luta na educação que direciono aos meus alunos e segurança no meu trabalho. Eu renasci como uma nova mulher perante a sociedade”, afirmou.
Lista das Homenageadas:

Francisca Ana de Lucena
Francisca Benigno Sales
Francisca Tica de Olinda Sales
Francisca Vieira Santos
Helena Virgulino de Souza
Joelma Rodrigues Freire Alcântara
Liduina Vieira Bezerra Francos de Sá
Maria Aldinar Siebra de Queiroz
Maria Geneglaudia Holanda
Maria Lopes de Araújo
Maria Alves de Jesus
Maria de Fátima Ferreira Maciel
Maria de Lurdes Almeida Freire
Maria Faustino de Carvalho
Maria Iraide de Araújo
Maria Socorro Araújo
Maria Socorro Pereira Costa
Regina Afonso do Carmo

EM ALTA

Sair da versão mobile