Iguatu

Iguatuense representa estado em formação de inovação social

Published

on

Jovens que carregam a paixão e a vontade de transformar o Brasil passaram uma semana em São Paulo recebendo formação intensiva em Liderança e Inovação Social. O evento intitulado ‘Brazilian Leadership Bootcamp’ reuniu de 28 de janeiro a 03 de fevereiro jovens de 15 estados. O Ceará foi representado pela iguatuense Layla Raquel Alves, 18.

O Brazilian Leadeship Bootcamp é um programa de férias intensivo de sete dias focado em desenvolver nos jovens as habilidades e competências necessárias para se tornarem líderes a serviço da sociedade, potencializando a sua capacidade de gerar mudanças positivas na sua comunidade. “Foi uma das mais experiências mais incríveis da minha vida. Lá desenvolvi habilidades de liderança compartilhada nas mais diversas áreas e de autoconhecimento”, disse Layla.

‘Favela da Paz’

Layla conheceu o Instituto Favela da Paz, uma rede de empreendedores sociais formada por músicos, artistas independentes, articuladores culturais e moradores do Jardim Ângela, bairro da zona sul de São Paulo. Lá ela conheceu a iniciativa que desenvolve projetos focados em transformar a realidade social de pessoas que residem em comunidades de São Paulo. Antes da intervenção, o lugar era tido como um dos piores de se viver no mundo. Com o sucesso do impacto das ações realizadas pelo Instituto, os projetos lá desenvolvidos passaram a ser conhecidos e realizados em países como Portugal, Colômbia, Alemanha e Palestina. “Conhecemos realidades diferentes. Visitamos o lugar que foi reconhecido pela ONU como um dos 10 piores lugares de se viver, e lá hoje é pacificado pelo impacto de ações sociais bem-sucedidas. Quero mostrar pra minha cidade como a mudança é possível”, disse.

Durante uma semana, os jovens ficaram hospedados e tiveram aulas de formação em liderança, empreendedorismo social, organização comunitária e inteligência sócio emocional com profissionais referências nos assuntos. Essa é foi quarta edição do programa, já tendo sido realizado em São Paulo e Medellin, na Colômbia. 

Empoderamento

A iguatuense chegou ao Brazilian Leadeship por meio do Projeto Inspira Sonho que conecta estudantes com experiências de aprendizagem significativas fora da sala de aula. Para a estudante, participar do projeto foi a chance de criar uma nova experiência educacional que empodera o seu desenvolvimento. “Passei por diversas etapas, como avaliação de histórico escolar e avaliação de projetos desenvolvidos”, contou.

Layla trouxe na bagagem a vontade de transformar sua realidade local. A ferramenta que pretende utilizar é a educação. Filha de professora, a estudante que almeja ingressar no curso de Direito, já deu de cara com uma realidade triste no cenário nacional; o de crianças e adolescentes que ainda não sabem ler e escrever. Ainda embrionário o projeto, conforme ela, será captar agentes que levem à periferia e à zona rural da cidade a oportunidade de conhecerem o mundo por meio do ato da leitura. “Meu projeto será alfabetizar o maior número de crianças fora da faixa etapa de aprendizado a ler e desenvolver operações de matemática”, adiantou.

O programa de que a iguatuense participou selecionou 30 jovens de todo o Brasil, entre 15-18 anos, que já demonstram interesse e potencial para transformar o ambiente econômico, político e social do país. Além de Layla, mais dois cearenses participaram, ambos da capital Fortaleza.

EM ALTA

Sair da versão mobile