Iguatu

Iguatuense faz bonito no brasileiro de Rally Cross Country

Published

on

Uma das mais importantes e respeitadas provas do calendário nacional dos esportes de aventura, o RN 1500 reuniu feras do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country nas modalidades carros, motos, quadriciclos e UTVs. Marcado pelo desafio da diversidade de terrenos, característica do evento, o percurso de 728,9 km por todo o Rio Grande do Norte, com 535,6 km de trechos especiais muito técnicos e exigentes, que colocaram à prova a preparação de pilotos e navegadores. Dentre eles o iguatuense Hyung Barreto que conquistou a quarta colocação na categoria ‘UTV Super Production’.

Hyung, natural de Iguatu e hoje radicado em Fortaleza, antes de qualquer pergunta fez questão de falar da sua relação com a terra natal. “Iguatu é a cidade que está nas minhas inscrições, onde vou competir. Muito feliz em poder levar o nome desse lugar e representar competindo no esporte que amo”, disse.

Hyung Barreto e seu parceiro Artur Bezerra no UTV (Foto Divulgação/Mais FM

O aventureiro começou a correr competindo de moto há quatros anos no ‘Enduro Fim’, que rendeu bons resultados logo de início. Há dois anos ainda no mesmo tipo de veículo começou na categoria ‘Enduro de Regularidade’ e logo no primeiro foi campeão estadual, e no segundo ano vice. Mas foi no ano passado que começou a trilhar o caminho que hoje o colocou entre os melhores do país, quando aceitou o convite de seu parceiro Artur Bezerra para ser navegador de UTV – veículo de quadro rodas – e correram as duas últimas etapas do cearense conquistando a segunda e primeira colocação.

Alta velocidade

E logo na sua estreia em competições nacionais de alta velocidade o iguatuense fez bonito. “O convite para participar do RN 1500 foi uma surpresa, poder encarar esse desafio de rally de velocidade. E ainda mais vindo por meio de convite da Terra Bella Racing, uma das equipes mais competitiva do Brasil e genuinamente cearense”, disse.

Foram quatro dias de competição e mais de 900 km percorridos. “Tivemos muitos problemas mecânicos com o UTV, que nos impediram de andar num ritmo mais forte”. Hyung e Artur tiveram problemas nos dois primeiros dias, mas conseguiram se recuperar e conquistar a inédita quarta colocação.

Dentre os desafios dos competidores estavam um trecho de São Miguel do Gostoso a Macau com 189,69 km de percurso, e trecho especial de 147,90 km seguindo a outra etapa até Currais Novos, na qual foram incluídos trechos inéditos em relação às 18 edições do evento, tornando a mais longa do rally, com total de 264,14 km e trecho especial de 176,15 km. A competição se encerrou no dia 9, com a terceira etapa de Currais Novos a Bom Jesus, depois de superados 175,13 km no dia, com trecho cronometrado de 111,62 km.

Tocantins

A próxima etapa será o temido Rally do Jalapão, em Tocantins, com dois dias de competição composta por mais de 500km em cada etapa. “O foco será as provas de Rally Cross Country, e tenho a noção que essa prova exigirá muita atenção como navegador, e cuidados da parte física e técnica do carro. Daremos o máximo pra conseguir no final uma boa colocação no geral do nacional. O calendário é cheio”, ressaltou Hyung que afirmou que tentará competir paralelamente o Campeonato Brasil Nordeste, no veículo em que tudo começou, a moto.

Perfil
Hyung Barreto
Facebook: facebook.com/hyung.barreto
Instagram: @hyung_barreto

EM ALTA

Sair da versão mobile