Política

Iguatu vota em 41 dos 46 deputados eleitos para assembleia

Published

on

Após as eleições de primeiro turno no último domingo, 07, as atenções se voltam para formação dos quadros da Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Os desempenhos na disputa política dos grupos da cidade também deram a tônica ao pleito local. Um total de 63.512 eleitores de Iguatu foi às urnas, a ausência foi de 14,33%.

Os cearenses elegeram 46 deputados estaduais. Desse total, 41 deputados foram votados em Iguatu. O mais votado na cidade foi o ex-prefeito Agenor Neto (MDB) com 39,83 % de votos válidos, seguido do atual vice-prefeito Marcos Sobreira (PDT) com 34,43 %, numa diferença de 2.195 eleitores a favor do ex-gestor. No cenário estadual, o pedetista ficou à frente na 18ª colocação no geral, com 67.012 votos, já Agenor ficou na 22ª posição com 61.543 votos.

O iguatuense André Fernandes (PSL), que obteve 1.251 votos na cidade, foi o primeiro colocado no geral com 109.742 votos, sendo o deputado mais jovem do país com 20 anos, eleito nessas eleições. Ele acredita que o anseio da população por renovação foi o motivo.

Iguatu registrou de maneira expressiva votações para mais dois deputados eleitos da região. O acopiarense Dr. Sarto (PDT) conquistou 1.237 eleitores de Iguatu. Já Nizo (PATRI), de Cariús, conseguiu 323 votos.

David Durand (PRB), Tin Gomes (PDT), João Jaime (DEM), Dra. Silvana (PR) e Vitor Valim (PROS) foram os deputados estudais eleitos que não obtiveram votos de nenhum eleitor domiciliado em Iguatu. Dentre os 41 o que obteve menor votação foi o reeleito Nezinho Farias (PDT) com 10 votos.

Federal

Dos 22 deputados federais eleitos, todos obtiveram votos no município. O deputado federal Vaidon Oliveira (PROS) obteve a menor votação com 10 votos. Dentre os eleitos o que teve maior destaque foi Eduardo Bismarck (PDT) com 5.973, ficando atrás somente de Nelho Bezerra (PROS) que conquistou 8.659, mas não conseguiu se eleger. Poliana Macedo (PP) foi a terceira mais votada em Iguatu com 5.461. Número que não a fez conseguir a vaga do parlamento federal. José Guimarães (PT) conseguiu sua reeleição com ajuda 4.459 eleitores de Iguatu.

EM ALTA

Sair da versão mobile