ENTREGA E REALIZACAO DE TESTES PARA O COVID 19 NA CIDADE DE IGUATU; TESTAGEM; CODI19; COMBATE AO CORONA VIRUS; TESTE EM CASA; FOTOS © NIVIA UCHOA/GOV. DO CEARA

 

Por quase três meses Iguatu não teve nenhum paciente com o quadro positivo do vírus ou internado nas unidades de saúde da cidade. Nesta terceira semana de junho, quatro pacientes voltaram a ocupar os leitos de enfermaria dos hospitais da cidade. Os dados são da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município.

Os dados acompanham o cenário de alta de casos registrados no Brasil e no Ceará, apontando um quadro favorável de maior circulação do vírus responsável pela doença.

O salto de casos ativos também chama atenção das autoridades de vigilância em saúde da cidade. O município começou o mês de junho com quatro casos ativos, até o dia 25 soma-se 272 pacientes com diagnóstico positivado.

Especialistas apontam que o relaxamento do uso de medidas preventivas – máscara, higienização das mãos, distanciamento social e a vacinação – contribui diretamente para quadro pandêmico atual.

Em Iguatu, o mais recente óbito foi registrado no último dia 4 de março, totalizando 240 óbitos. Outra morte foi observada no dia 1º deste mês. Até o momento esse quadro permanece inalterado. Iguatu desde março de 2020 registrou mais 14mil casos e a evolução de cura de mais de 97% dos diagnósticos.

O secretário de Saúde de Iguatu, Fernando Fernandes, observou que o cenário atual pede que as medidas de prevenção devam continuar, em particular para as pessoas idosas e que apresentem comorbidades. O gestor reforçou também a importância da imunização e complemento do esquema vacinal.

PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE