Iguatu
Iguatu realiza Conferência de Saúde e gestores alegam dificuldades para manter hospital polo regional

Em clima de descontração com a apresentação de monólogo pela atriz Betânia Lopes e versos improvisados do poenta repentista, Joás Rodrigues, foi aberta na manhã desta terça-feira, 2, no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, em Iguatu, a VII Conferência Municipal de Saúde, que neste ano tem como tema central ‘Rumo às garantias de saúde e cidadania’.
O secretário adjunto da Saúde, George Xavier, observou que o município de Iguatu investe cerca de 30% na saúde local. “É o dobro do que a lei preconiza”, pontuou. “O nosso gargalo é o Hospital Regional que atende pacientes de outras cidades, realiza serviços de alta complexidade como traumatologia e não recebe a contrapartida necessária”.
A defesa do SUS e a necessidade de mais investimentos no Hospital Regional foram temas abordados na abertura do evento. “A manutenção de uma UTI tem de ter recursos do governo estadual e federal”, observou George Xavier. “O Hospital Regional tem 25 anos, mas a estrutura é a mesma”.

O secretário de Saúde de Iguatu, Rafael Rufino, mostrou que as políticas públicas são feitas a partir da participação popular e fez a defesa do SUS que chega aos 30 anos. “O SUS é muito criticado, mas é universal, atende alta complexidade, tem problemas, mas já mostrou muitos avanços”, disse.
O prefeito Ednaldo Lavor voltou a mostrar as dificuldades de manutenção do Hospital Regional de Iguatu. “Temos uma despesa mensal em torno de dois milhões de reais e só recebemos metade desse valor por repasses dos governo do estado e federal”, mostrou. “É injusta essa situação, pessoas esperando na fila para cirurgia de traumatologia”.
O gestor municipal de Iguatu disse que na tarde desta terça-feira estaria em Cariús e iria conversar com o governador Camilo Santana. “Ou recebemos mais repasse ou vamos entregar ao governo o hospital”, afirmou.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Noticias2 semanas atrás
Homem é carregado em rede até a UPA após passar mal por falta de acesso em estrada esburacada no Ceará
-
Noticias2 semanas atrás
Inscrições para o Fies 2025 começam nesta segunda-feira (14); confira quem pode participar e como se inscrever
-
Noticias2 semanas atrás
Ração contaminada provoca mortes de cavalos em haras pelo Brasil; entenda o que está por trás da tragédia
-
Noticias1 semana atrás
“Porque eu posso”, diz Trump ao justificar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
-
Noticias1 semana atrás
Mais de 800 gestores da educação no Ceará receberão gratificação mensal de R$ 2 mil
-
Noticias1 semana atrás
AGU pede ao STF que Moraes restabeleça decreto do IOF por meio de liminar
-
Noticias2 semanas atrás
Filhotes de periquito cara-suja são reintroduzidos na natureza no Ceará após 114 anos de desaparecimento
-
Noticias2 semanas atrás
Crimes atribuídos a Bolsonaro podem resultar em condenação de até 43 anos de prisão