Iguatu
IFCE Iguatu realiza reunião sobre projetos em Barra I
Estiveram presentes, além da população local, autoridades do poder público, e estudantes do IFCE de Sobral, que acompanhavam a I Semana da Irrigação e Drenagem.
A reunião aconteceu na capela da comunidade, que ficou lotada. Os moradores demostraram muito interesse em conhecer os resultados do trabalho realizado pelas alunas Samara Alves, Janaina Mendonça e Pollyanna Palácio, orientadas pelo Professor Doutor Lúcio José.
O trabalho traçou um perfil sócio-economico da comunidade, vendo peculiaridades e aspectos gerais do modo de vida e de produção. Segundo o Professor Lúcio José, esses trabalhos são fundamentais para aproximar os alunos da realidade prática da população, além de mostrar o trabalho do tecnólogo em irrigação e drenagem. Ele também afirma que é fundamental a presença desse profissional para desenvolver a produção.
O prefeito Aderilo Alcântara esteve presente e ressaltou a importância de projetos como esse. ‘Não podemos continuar produzindo como nossos pais ou nossos avós, temos que usar a tecnologia a nosso favor para aumentar a produção, gerar renda e melhorar a vida dessa população. Essa região tem bons solos, água fornecida pelo Rio Trussu e com o apoio do IFCE tem tudo para se tornar um pólo de produção agro-pecuária’, diz Aderilo.
Também esteve presente o vereador Louro da Barra, representante da região no legislativo municipal, que falou sobre os problemas enfrentados pelos moradores. Louro afirma que ‘é difícil acreditar que uma região com tanta água como essa sofra com a seca. Esse projeto do professor mostrou que temos como aproveitar melhor os recursos daqui.’
José Roberto Duarte, secretário de ciência, tecnologia e ensino superior, acompanhou a reunião, ressaltando a importância da presença das instituições superiores para a região, como fatores de transformação social e de melhora de vida. Para ele, as instituições de ensino superior só têm a somar à comunidade, atuando em uma parceria positiva.