Iguatu

I NERDICS é realizado com presença da DC Comics

Published

on

Desenvolvida através de três pilares: Entretenimento, Educação e Negócios e com objetivo de fortalecer a economia criativa da região que estimula uma geração foi realizada em Iguatu a I NERDICS “Feira Criativa e Cultura Nerd”. A programação de três dias (13, 14 e 15) no Campus Humberto Teixeira contou com exposição de produtos, palestras, debates e serviços voltados ao universo da literatura fantástica e da cultura pop.

Na primeira noite de evento (quarta-feira, 13), a comunidade acadêmica presente debateu a Economia Criativa e Mercado Nerd. Uma mesa-redonda foi formada com Kélvio Felipe, professor do IFCE e gestor da Incubadora de Empresas do Instituto; Marcos da Silva, presidente do Instituto Elo Amigo e professor da Escola de Ensino Profissional Amélia Figueiredo; e Mário Augusto, acadêmico da UECE e especialista em cultura nerd.

Debater estes e outros temas relacionados a jogos, RPG, quadrinhos, animes e as perspectivas de crescimento exponencial destes mercados nos últimos anos era uma necessidade dos acadêmicos do curso de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca), campus de Iguatu. “Queríamos dar muita ênfase na economia criativa, pois não costumamos ver esse tema na graduação de economia. Escolhemos esse universo nerd, pois é notório o crescimento em todo mundo do mercado consumidor que gira em torno dele”, disse Pablo Bandeira, membro do conselho acadêmico e aluno do curso à frente do evento. “Todos têm um pouco de geek dentro de si”, finalizou, Pablo citando a gíria inglesa que se refere a pessoas fãs de tecnologia e eletrônica.

Na quinta-feira, 14, os egressos da Urca, Elton Oliveira e Anderson Silva, falaram sobre o mercado de games e de animes, além do professor Pierre Lima que abordou sobre as questões filosóficas envolvidas no universo e interesse pelos super-heróis.

Ontem sexta-feira, 15, a professora e uma das idealizadoras do NERDICS, Jaquelini de Souza, conduziu os debates sobre os 80 anos do ‘Superman’. O evento contou ainda com a presença do cearense José Luís Oliveira, quadrinista da DC Comics, uma das maiores editorias de quadrinhos e mídias relacionadas que falou sobre sua experiência, a chegada à DC e a manutenção no mercado.

A Feira é um evento idealizado e debatido nas redes sociais há alguns meses e a programação é aberta, tanto para o público universitário, quanto para a população em geral. “Há 20 e 30 anos, isso era tratado como coisa de criança e hoje conseguimos provar que gira muito dinheiro em torno desse mercado que cresceu muito no nosso país”, afirmou Jaquelini.

Programação extra

Hoje (sábado, 16) uma programação extra foi aberta, com um curso de desenho por meio de workshop e análise de portfólio dos desenhistas da região. José Luís será o responsável também pelas orientações. O valor do investimento é de R$ 20,00.

EM ALTA

Sair da versão mobile