Brasil

I Encontro Regional da Família Sarmento aconteceu neste domingo

Published

on

Na verdade este foi um encontro nacional, porque vieram a Iguatu representantes da família espanhola de várias partes do Brasil. O evento aconteceu no Hotel Diocesano, com reunião de familiares da sede e distrito de Suassurana, da Gameleira, além dos Sarmento espalhados pelo Ceará, Paraíba – onde é grande a concentração – além de gente vinda de Alagoas.

A programação teve credenciamento, almoço, saudações aos visitantes, danças folclóricas e apresentação da “Lapinha”, performance teatral religiosa bastante tradicional na família. Um dos organizadores do encontro, André Luiz Sarmento explica a reunião. “Nada mais é do que um encontro da família para que a gente possa reunir informações da nossa origem, de onde surgiu a nossa família Sarmento”.

André relata que é certo que só existe uma família Sarmento, originária da Espanha. “Todo Sarmento é um só”, certifica. Segundo ele, há provas suficientes para fazer esta afirmação.

Repórter e organizadores posam com familiares de Maceió (Iury Sarmento)

Saber Sarmento
A troca de informações foi o grande mote do evento, uma vez que todos participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e memórias com os parentes mais maduros. As ramificações pelo Brasil já chamam atenção, e isso é algo que enriquece a vida, segundo André Luis.

Onipresença
“Tem Sarmento em todo canto”, observa. O que se confirma quando se pega a rede social que mais reúne pessoas online. Mantendo contato quase que diário por um grupo no Facebook, cerca de 1.689 familiares de várias partes do Brasil trocam fotos, memórias e compartilham histórias de seus ancestrais. Foi através deste grupo que muitos souberam do evento e se interessaram em vir a Iguatu.

Registro
O encontro foi registrado em ata, uma forma que os organizadores encontraram de perpetuar a troca entre familiares. A ata da reunião anterior – no começo do ano aconteceu um encontro nacional em Maceió – foi lida na ocasião.

História
A partir das pesquisas a partir da genealogia, André afirma que seus parentes mais próximos vieram fugidos da Paraíba para o Ceará. Ele garante que ancestrais da família participaram da captura de Virgulino Lampião, bem como da morte do conhecido cangaceiro. A figura do Cabo Grilo, um Sarmento, teria integrado a expedição que exterminou a figura mais famosa e controversa do cangaço.

EM ALTA

Sair da versão mobile