Iguatu

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência lota Escola de Música

Published

on

A Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência desenvolvem ao longo do dia de hoje (26), a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no auditório da Escola Música Popular Humberto Teixeira com apresentações artísticas, palestra motivacional e principalmente discussão sobre as políticas de inclusão social das pessoas com deficiência física ou intelectual.

Com representações das entidades dos vários segmentos da sociedade e pacientes dos serviços da assistência social do município o evento tem o tema: Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.

A Sra. Izaura Gomes, Secretária da Assistência Social de Iguatu disse em entrevista a Rádio Mais FM que o processo da construção da política da pessoa com deficiência ainda tem que avançar muito, mas no Iguatu nós temos esse conselho que é composto por sociedade civil e poder público. O grande desafio é construir espaços onde realmente as pessoas com deficiência possam ter acesso às novas estruturas.

Como ponta pé inicial para a construção das políticas da pessoa com deficiência o evento foi apontado como um marco para a cidade integrando associações, conselhos, grupos voltados à defesa e garantia dos direitos dessas pessoas especiais, representações da classe acadêmica, atenção básica e educação municipal.

Um destaque para a apresentação artística de jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que contagiou a plateia e mostrou a interatividade necessária para a inclusão social.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e diretora da APAE local, Sra. Ieda Couras estabelece que os direitos dessas pessoas vão além da acessibilidade e devem ser garantidos.

Dentre os palestrantes o jovem Ricardo Oliveira, cadeirante de 26 anos, natural da zona rural de Várzea Alegre, vencedor de Olimpíada de Nacional de Matemática e medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa, colecionando outras premiações e vinda ao ingressar na escola regular somente aos 17 anos de idade, atualmente ele é estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no curso de Tecnologia e Mecatrônica Industrial em Cedro.

Segundo os organizadores Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e outros segmentos do poder público estiveram presentes em outros momentos em debates e reuniões para melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência o município.

Durante todo o evento houve a presença de dois intérpretes de libras para o devido acompanhamento dos deficientes auditivos que foram ao local.

Clique abaixo e confira o áudio da matéria com entrevistas exclusivas:

https://maisfm.com/wp-content/uploads/2015/08/Conferência-da-Pessoa-com-Deficiência.mp3?_=2

 

Parte 2: 

https://maisfm.com/wp-content/uploads/2015/08/parte2-Conferência-da-Pessoa-com-Deficiência.mp3?_=3

 

Vídeo:

EM ALTA

Sair da versão mobile