Ceará
Homem de 60 anos tenta o Enem pela quarta vez para cursar agronomia: ‘Um sonho de vida’
Para Ediberto Viana, de 60 anos, idade não é uma barreira. Ele está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela quarta vez, com o sonho de cursar Agronomia. O primeiro dia de provas deste ano ocorre neste domingo (3) em todo o Brasil.
Conversamos com Ediberto enquanto ele aguardava a abertura dos portões no campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. Mais de 4 mil candidatos farão a prova no local. Ediberto, que trabalhava como auxiliar de serviços gerais e está desempregado há dois anos, vê o Enem como uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho e realizar um sonho de longa data.
“Meu objetivo é fazer uma faculdade que eu sempre sonhei, que é Agronomia, e voltar ao mercado de trabalho. Estou sempre procurando algo novo, buscando conhecimento e prática. Sempre gostei de lidar com plantas e animais,” disse Ediberto.
Este ano, é a quarta tentativa de Ediberto para ingressar no ensino superior, estudando sozinho em casa. Em uma de suas tentativas anteriores, ele conseguiu uma nota suficiente para ser aprovado no curso de Filosofia pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas não se inscreveu.
Desta vez, Ediberto está focado em Agronomia, mas se for aprovado em outro curso, como Filosofia, ele planeja aproveitar a oportunidade e ingressar na universidade. Sua perseverança e determinação são exemplos inspiradores de que nunca é tarde para buscar nossos sonhos.