Mundo

Home office perde espaço e empresas voltam ao presencial

Published

on

O trabalho presencial está voltando a ser a realidade de muitas empresas, depois de um período de adaptação ao “home office” por causa da pandemia da Covid-19. Grandes companhias, como Google, Amazon e Zoom, já anunciaram o retorno aos escritórios nos últimos seis meses.

Uma pesquisa do LinkedIn revelou que a oferta de vagas com possibilidade de trabalho remoto no Brasil diminuiu de 40% em fevereiro de 2022 para 25% em fevereiro de 2023. A produtividade é o principal motivo alegado pelas empresas para justificar essa mudança.

No entanto, há estudos que apontam que o trabalho remoto pode ter um impacto negativo na produtividade, variando de 10% a 20%. Isso pode ser explicado por fatores como distrações, falta de comunicação e isolamento social.

Por outro lado, também é preciso avaliar se as empresas não estão confundindo controle com produtividade, e se o trabalho presencial realmente faz sentido para o seu modelo de negócio. Afinal, o trabalho remoto também pode trazer benefícios, como economia de tempo e dinheiro, flexibilidade e qualidade de vida.

EM ALTA

Sair da versão mobile