Regional

Hemocentros contam com retorno de doadores para manter estoques de sangue

Published

on

Os estoques de sangue de todos os hemocentros do país dependem da colaboração dos doadores, para que consigam atender à demanda que precisam de hemocomponentes. Por isso, desta vez, o Brasil alerta que o retorno do doador à unidade de coleta, para fazer novas doações, é tão importante quanto receber aqueles que vão pela primeira vez. O coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Doutor Flávio Francisco Vormittag, explica com qual frequência você pode ir doar, para transformar o ato em rotina na sua vida.

“Os homens podem doar até quatro vezes por ano e nunca num espaço inferior a 2 meses. Para mulheres o espaço de doação aumenta um pouco, para três meses, e o número de doações por ano que nós recomendamos é no máximo três. Homens até quatro doações por ano, com espaço mínimo de dois meses entre uma doação e outra, e mulheres até três doações por ano com intervalo mínimo de três meses entre uma e outra.”

Foram as campanhas de doação de sangue que convenceram o morador do bairro da Redenção, em Manaus, José Marcos Lima a se tornar doador. Há quatro anos, o motorista de 33 anos foi ao hemocentro da capital do Amazonas pela primeira vez e, desde lá, o ato virou um compromisso em sua vida.

“Sempre eu vejo o pessoal fazendo campanha e resolvi ir lá fazer essa doação, para ver se eu podia doar também. Aí, eu fiz, a moça falou que estava tudo ok e desde lá eu continuo fazendo sempre doação. Foi legal, eu gostei e fiquei mais animado assim para fazer doação. De três em três meses eu sempre vou lá e faço doação. ”

O Hemoam atua no fornecimento de sangue para transfusão e atende todo o estado do Amazonas. Por isso, a unidade busca sempre mobilizar a população para as doações serem contínuas. O diretor geral do Hemoam, Nelson Fraiji, reforça o convite para as doações crescerem e os estoques permanecerem fora de níveis críticos.

“Sempre precisa que as pessoas doem sangue para manter um bom estoque. Neste momento, inclusive, nós estamos fazendo campanhas, convidando pessoas para doar sangue, porque o estoque está em nível médio. ”

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar com boa saúde e pesar mais de 50 quilos. O Hemoam fica em Avenida Constantino Nery, 4397, no bairro da Chapada, Manaus. O funcionamento é de segunda a sábado, das sete da manhã às seis da tarde. O telefone é (92) 3655-0167. Repetindo: (92) 3655-0167. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

EM ALTA

Sair da versão mobile