Regional

Hemoce recebeu 7.968 doações de sangue durante campanha

Published

on

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, recebeu 7.968 doações de sangue entre os dias 7 e 31 de março, período da campanha de Semana Santa, Vidas que Salvam Vidas. O número representa aumento de 5,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2017, haviam sido 7.564 bolsas coletadas na campanha. As doações de sangue foram realizadas na sede do Hemoce em Fortaleza, no serviço de coleta externa, quando o Hemoce vai ao encontro da população e nos hemocentros do interior do Estado nas cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte.

Fortaleza foi a cidade com maior número de doadores. Nos 25 dias de campanha foram coletadas 4.011 bolsas de sangue. Em Sobral, a solidariedade também esteve em alta e 1.209 pessoas doaram no município durante a campanha. Na Região do Cariri, no Hemoce de Crato e Juazeiro do Norte, o número foi de 693 e 876 doações respectivamente. Em Quixadá foram mais 646 bolsas de sangue, enquanto em Iguatu houve 533 bolsas doadas.

De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, o Hemoce atendeu a demanda do feriadão da Semana Santa com tranquilidade. “A gente só tem a agradecer a cada voluntário que tirou um tempinho do dia para ajudar a salvar vidas e esse comprometimento da população com a doação nos ajuda diariamente a manter um serviço de qualidade e satisfatório aos pacientes”, disse. Através das doações de sangue, o Hemoce garante atendimento transfusional a pacientes em mais de 450 unidades de saúde no Ceará. O sangue doado é dividido em diferentes hemocomponentes como hemácias, plaquetas, plasma e outros e por isso uma bolsa de sangue com cerca de 450 ml pode beneficiar até quatro pessoas.

O que é necessário para doar sangue

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O positivo e negativo e A positivo, pois são os mais comuns na população cearense.

EM ALTA

Sair da versão mobile