Saúde

Hemoce passa a funcionar todos os domingos

[caption id="attachment_10298" align="alignleft" width="600"]Até o fim da manhã de ontem, cerca de 30 doações de sangue tinham sido efetivadas no HemoceAté o fim da manhã de ontem, cerca de 30 doações de sangue tinham sido efetivadas no Hemoce[/caption]Pelo menos até a Copa do Mundo, todos os domingos serão de doação de sangue na sede do Hemoce. Objetivo é garantir acesso de doadores que não têm disponibilidade nos dias úteis e melhorar estoque de sangue

Published

on

Até o fim da manhã de ontem, cerca de 30 doações de sangue tinham sido efetivadas no Hemoce

Pelo menos até a Copa do Mundo, todos os domingos serão de doação de sangue na sede do Hemoce. Objetivo é garantir acesso de doadores que não têm disponibilidade nos dias úteis e melhorar estoque de sangue

O domingo de aniversário foi comemorado de forma diferente pelo estudante João Pedro Mapurunga, 16. O jovem conseguiu efetivar a vontade antiga de doar sangue exatamente quando completou a idade mínima de doação porque ontem foi o primeiro dia de funcionamento regular da sede do Hemoce aos domingos. Pelo menos até a Copa do Mundo, que começa em junho, o hemocentro abrirá neste dia das 8h às 13 horas.

A novidade agradou João Pedro e os doadores que foram à unidade, no bairro Rodolfo Teófilo, ontem. “Pra mim facilita porque nos outros dias eu tenho aula. Este é um ato que ajuda as pessoas”, reconheceu João Pedro. Como ele tem 16 anos, precisou da autorização de um responsável para doar. O pai, Francisco Moacir Carvalho, 50, acompanhou o filho aniversariante. “Se todo mundo doasse seria uma boa”, lembrou Francisco.

Até o fim da manhã, cerca de 30 doações tinham sido efetivadas. Elas são importantes porque este período que antecede o Carnaval é de atenção em todos os hemocentros do País, como lembra a enfermeira do Hemoce Juliane Girão.

Segundo Juliane, após a experiência de abrir aos domingos em novembro do ano passado, viu-se que a ideia era boa e contemplava interessados que não têm tempo de doar nos dias úteis. A expectativa da coordenação da unidade é, a partir de agora, diluir o movimento do sábado, que normalmente é grande.

A enfermeira diz que a unidade só não abrirá no domingo de Carnaval, quando haverá coleta externa no evento católico Renascer. 

Doadores

O novo dia de funcionamento agradou quem foi ao Hemoce ontem. A estudante Isabella Rodrigues Santos, 17, completou um ano como doadora efetivando a terceira doação. “Na semana eu tenho ocupação, aos sábados tem curso. Então é bom que abra aos domingos”, comentou. 

O professor Thiago Coutinho Araújo, 30, também doador antigo, viu a faixa anunciando a novidade em frente ao hemocentro e decidiu que era hora de uma nova doação. “Hoje é dia de tarifa reduzida e tem gente que trabalha de segunda a sábado. Por isso, acho que tem tudo pra dar certo esse novo dia de funcionamento. Vou preferir vir sempre aos domingos”, disse.

Já o motorista Manuel Moreira, 40, lembra que o Hemoce “sempre precisa” de sangue e reitera que o funcionamento aos domingos dá mais chance para quem trabalha aos sábados.

 Serviço

Doe sangue

Em Fortaleza:

Hemocentro coordenador

Endereço: avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo

Horário: de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min; aos sábados, de 8h às 16 horas; e aos domingos, de 8h às 13 horas.

Telefone: (85) 3101 2296 

Posto de coleta do IJF

Endereço: avenida Barão do Rio Branco, 1816, Centro

Horário: de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min; e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30min.

Telefone: (85) 3101 5293

 

No Interior:

Crato: (88) 3102 1260 

Iguatu: (88) 3581 9409 

Juazeiro do Norte: (88) 3102 1169

Quixadá: (88) 3445 1006

Sobral: (88) 3677 4624

 

Saiba mais

Para ser doador de sangue é preciso estar com boa saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto. 

Quem tem 16 ou 17 anos deve apresentar termo de consentimento assinado pelo responsável, que pode ainda acompanhar o jovem. 

O termo está disponível para impressão no site do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br.

EM ALTA

Sair da versão mobile