Iguatu

HEMOCE de Iguatu comemora Dia do Doador com festa e visitantes da região

[caption id="attachment_16239" align="alignleft" width="700"](Foto:Daniela Lima)[/caption][caption id="attachment_16240" align="alignright" width="700"](Foto:Daniela Lima)[/caption]Em todo o Brasil se comemora hoje (25) o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, data que serve para conscientizar e incentivar a população a dirigir-se  aos Bancos de Sangue  e realizar esse ato de solidariedade.

Published

on

(Foto:Daniela Lima)

(Foto:Daniela Lima)

Em todo o Brasil se comemora hoje (25) o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, data que serve para conscientizar e incentivar a população a dirigir-se  aos Bancos de Sangue  e realizar esse ato de solidariedade.

 

No Hemocentro Regional de Iguatu a programação segue até às 17h com atrações culturais, entrega de brindes, homenagens aos doadores e parceiros, realização de exames de hemoglobina, coletas de bolsas de sangue, cadastro de medula óssea, etc.

Durante essa manhã alguns parceiros de Iapumirin vieram com a jovem Tamara Ferreira que descobriu uma grave doença no ano de 2012 e foi agraciada com a doação de medula óssea e hoje esbanja saúde após a cirurgia.

Outra cidade representada foi Parambu que trouxe alguns representantes de um grupo que já fez quase 700 doações ao Hemoce de Iguatu em coletas com amigos e colaboradores de forma trimestral. 

A doação consiste na retirada de cerca de 450ml de sangue, através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue, incluindo coleta e triagem, é de aproximadamente 30 minutos.

As mulheres podem doar com intervalos de 90 dias e homens 60 dias entre cada doação. Cada bolsa de sangue pode salvar até 3 vidas com seus hemoderivados, os Hemocentros são responsáveis pela captação e preparação dos estoques até a utilização do material necessitado.

Jovens menores de 16 anos também podem doar desde que apresentem autorização dos pais ou responsáveis juntamente com documentação pessoal. Os potenciais doadores devem estar bem de saúde, se estiverem tomando algum remédio devem levá-lo até o Hemoce, está pesando acima de 50kg, ter menos de 69 anos e está bem alimentado.

 

Serviço: Hemocentro Regional de Iguatu

Tel: (88) 3581-9408

Rua: Edilson de Melo Távora, s/n – Bairro: Vila Centenário Iguatu/Ce

www.hemoce.ce.gov.br

EM ALTA

Sair da versão mobile