Connect with us

Noticias

Hemoce conscientiza população sobre doação voluntária; sangue doado fica disponível para atender qualquer paciente

Publicado

on

A doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta que salva vidas. Quem doa, comparece com a única razão de ajudar quem não conhece. No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), os doadores são informados que o sangue doado não vai ser direcionado a um paciente específico, mas ficará no estoque disponível para atender qualquer pessoa compatível que esteja precisando de transfusão. Com a solidariedade dos voluntários, o Hemoce atende à demanda transfusional de mais de 480 unidades de saúde no Ceará.

O equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) monitora o estoque de hemocomponentes diariamente e, desta forma, consegue identificar quais os tipos sanguíneos estão com maior ou menor necessidade, de acordo com a demanda das unidades de saúde sob sua cobertura. Quando algum paciente necessita de transfusão, o Hemoce tão logo libera a bolsa. Apenas em casos de tipos sanguíneos raros é que a doação pode ser direcionada a um receptor específico, mas o sigilo segue sendo preservado.

“A doação de sangue é anônima e a transfusão ocorre de forma aleatória, sem que haja vinculação do doador com o paciente. A transfusão envolve questões de compatibilidade e, no momento da doação, não é possível saber se o sangue poderá ser usado para uma determinada pessoa. Conforme a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea (ISBT, da sigla em inglês), o anonimato entre doador e receptor deve ser sempre assegurado com garantia de confidencialidade da informação”, explica a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

É importante que a doação de sangue seja realizada com regularidade, visto que, depois de doado, o sangue leva até 48 horas para ser liberado. Depois de coletada, a bolsa segue para a área de processamento, onde é feita a centrifugação e a separação do sangue total em seus componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Enquanto isso, as amostras de sangue coletadas passam por exames como tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares, eletroforese de hemoglobina, testes sorológicos para hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II. Além de testes de biologia molecular para hepatites B e C e HIV, chamado de teste NAT, é realizada a fenotipagem das hemácias do doador para os principais antígenos eritrocitários (substâncias presentes nas membranas dos glóbulos vermelhos, herdados geneticamente).

Doador já realizou mais de 50 doações
Wildson Gonçalves, 33, sabe bem o significado de doar voluntariamente. Ele doa regularmente no Hemocentro Regional de Sobral e já alcançou a marca de 50 doações espontâneas. “Minha motivação para doar sangue vem desde a adolescência.

Eu tinha ânsia em ser maior de idade para poder realizar minha primeira doação (na época ainda não era possível, mas hoje jovens de 16 e 17 já podem doar) e ajudar a salvar várias vidas, independentemente de conhecer ou não. Doar para um ‘amigo oculto’ me deixa bastante realizado e bem comigo mesmo, principalmente em saber que alguém pode se salvar por minha simples, mas significativa atitude solidária”, destaca o servidor público.

Consciente da importância que seu gesto de solidariedade representa, Gonçalves escreveu um poema que traduz o significado da doação de sangue. O texto busca inspirar outras pessoas.

(Foto: Reprodução)

Atualmente, mais de 90% das doações recebidas na hemorrede estadual são voluntárias, altruístas, espontâneas e motivadas apenas para ajudar a salvar vidas. “Nós só temos a agradecer aos nossos doadores por sempre estarem realizando suas doações regularmente e ajudando a manter o estoque do Hemoce sempre dentro da margem de segurança transfusional; eles são os nossos maiores parceiros na missão de salvar vidas”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Captação de doadores é responsabilidade dos hemocentros
O Hemoce destaca que, no momento que o paciente vai passar por uma transfusão, a família deve priorizar o suporte ao familiar. A busca por doadores é um trabalho realizado pelo setor de Captação e de responsabilidade dos hemocentros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue, a Federação Internacional de Organizações de Doadores de Sangue e outras organizações internacionais, a doação de sangue voluntária altruísta e não remunerada é um princípio fundamental e nenhuma coerção deve ser exercida sobre o doador para realizar o gesto.

Por isso, o Hemoce desenvolveu um conjunto de ações voltadas à conscientização da população quanto à importância de doar regularmente. “A captação de doadores tem como objetivo manter um estoque seguro de hemocomponentes, realizando a convocação de voluntários e desenvolvendo várias iniciativas de incentivo à doação de sangue — atuando, principalmente, com a organização de programas, palestras e campanhas em parceria com diversas instituições públicas e privadas, como prefeituras, hospitais, Forças Armadas, igrejas e outras instituições com interesses semelhantes de contribuição para a sociedade”, reforça Nágela Lima.

O Hemoce ressalta, ainda, que implantou a Política de Captação de Doadores para orientar a população. Confira abaixo:

(Foto: Reprodução)

Seja um doador voluntário
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal – disponível no site do Hemoce.

Na Capital, os voluntários podem se candidatar à doação na sede do hemocentro, localizada na Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Aldeota; ou nas unidades do Shopping RioMar Fortaleza, no Papicu, e do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Fonte: Governo do Ceará

PODCAST DIÁLOGO MAIS – A violência contra o idoso

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu1 dia atrás

UNIFIC promove audiência pública para discutir implantação de Porto Seco em Iguatu

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Noticias3 dias atrás

Entenda o embate entre Elon Musk e Alexandre de Morais

Iguatu3 dias atrás

Acidente com ônibus da Saúde de Iguatu deixa passageiros feridos. Vítima encontra-se na UTI do IJF

Noticias3 dias atrás

Reservas hídricas no Ceará atingiram a marca de 50% de sua capacidade total

Noticias3 dias atrás

Bolsonaro anunciou a pré-candidatura do PL à Prefeitura de Fortaleza

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Mundo4 dias atrás

China e Coreia do Norte estão cada vez mais militarizadas. Governo japonês continua a fortalecer seu arsenal

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Noticias4 dias atrás

Marca de calçados Crocs no Brasil, está se estabelecendo no Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 29 anos engravida usando DIU, e tem nova gestação após fazer laqueadura

Concursos4 dias atrás

Concurso público da SAP oferecerá remuneração de R$ 3.074,89

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Iguatu4 dias atrás

Ônibus da saúde de Iguatu sofre acidente na BR-116 a caminho de Fortaleza

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Iguatu5 dias atrás

Decisão Judicial Determina Condução Coercitiva de Ex-Secretário e Ordenadora de Despesas para Depor na CPI da CAF em Iguatu

Concursos6 dias atrás

BNDES confirmou a divulgação do edital de um novo concurso público no segundo semestre

Ceará6 dias atrás

Açudes no Ceará voltam a sangrar após mais de uma década

Noticias6 dias atrás

Reclamações sobre os serviços da Enel Ceará têm se multiplicado, não apenas no Ceará

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

Iguatu1 semana atrás

Presidente Lula em Iguatu: obras, promessas e protestos

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2024

Ceará2 semanas atrás

Farias Brito: com cidade alagada, passageira ilhada é resgatada nos ombros

Ceará2 semanas atrás

Confira quem pode receber a vacina contra a gripe nos postos de saúde no Ceará

Ceará2 semanas atrás

Padre preso no CE suspeito de estupro se valeu da ‘ingenuidade e fé’ da vítima, diz Ministério Público

Noticias2 semanas atrás

Radialista e jornalista Alan Neto, o Trem Bala, nos deixou nesta quarta-feira (03)

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 04/04/2024

Iguatu1 dia atrás

UNIFIC promove audiência pública para discutir implantação de Porto Seco em Iguatu

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Noticias3 dias atrás

Entenda o embate entre Elon Musk e Alexandre de Morais

Iguatu3 dias atrás

Acidente com ônibus da Saúde de Iguatu deixa passageiros feridos. Vítima encontra-se na UTI do IJF

Noticias3 dias atrás

Reservas hídricas no Ceará atingiram a marca de 50% de sua capacidade total

Noticias3 dias atrás

Bolsonaro anunciou a pré-candidatura do PL à Prefeitura de Fortaleza

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Mundo4 dias atrás

China e Coreia do Norte estão cada vez mais militarizadas. Governo japonês continua a fortalecer seu arsenal

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Noticias4 dias atrás

Marca de calçados Crocs no Brasil, está se estabelecendo no Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 29 anos engravida usando DIU, e tem nova gestação após fazer laqueadura

Concursos4 dias atrás

Concurso público da SAP oferecerá remuneração de R$ 3.074,89

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Iguatu4 dias atrás

Ônibus da saúde de Iguatu sofre acidente na BR-116 a caminho de Fortaleza

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Iguatu5 dias atrás

Decisão Judicial Determina Condução Coercitiva de Ex-Secretário e Ordenadora de Despesas para Depor na CPI da CAF em Iguatu

Concursos6 dias atrás

BNDES confirmou a divulgação do edital de um novo concurso público no segundo semestre

Ceará6 dias atrás

Açudes no Ceará voltam a sangrar após mais de uma década

Noticias6 dias atrás

Reclamações sobre os serviços da Enel Ceará têm se multiplicado, não apenas no Ceará

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

Iguatu1 semana atrás

Presidente Lula em Iguatu: obras, promessas e protestos

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2024

Ceará2 semanas atrás

Farias Brito: com cidade alagada, passageira ilhada é resgatada nos ombros

Ceará2 semanas atrás

Confira quem pode receber a vacina contra a gripe nos postos de saúde no Ceará

Ceará2 semanas atrás

Padre preso no CE suspeito de estupro se valeu da ‘ingenuidade e fé’ da vítima, diz Ministério Público

Noticias2 semanas atrás

Radialista e jornalista Alan Neto, o Trem Bala, nos deixou nesta quarta-feira (03)

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 04/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 04/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 02/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 01/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 01/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 01/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 28/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 27/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 26/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/03/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/03/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 20/03/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 20/03/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 18/03/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 18/03/2024

EM ALTA