Futebol
Hegemonia do Interior está ameaçada na Taça Fares Lopes

Pela primeira vez, Ceará e Fortaleza dão importância à competição e aumentam nível do torneio. Antigos favoritos terão que correr atrás para voltar a ser campeões.
Durante sete edições, o futebol do Interior dominou a Taça Fares Lopes. Foram quatro títulos do Cariri (Guaraju, Barbalha e Icasa), um da região Norte (Guarany de Sobral) e dois da Zona Metropolitana (Horizonte). Durante todos esses anos, os grandes Ceará e Fortaleza trataram a competição como oportunidade de colocar jovens valores das categorias de base pra jogar, já que os clubes sempre estavam garantidos na Copa do Brasil (vaga assegurada ao campeão do torneio).
No entanto, 2017 apareceu como grande ameaça à hegemonia do Interior. O Fortaleza ficou fora da decisão do estadual e dificilmente conseguirá disputar a próxima Copa do Brasil via ranking da CBF. Assim, o Tricolor de Aço precisa conquistar a vaga com o título da Taça Fares Lopes. Mas não é só isso. A rivalidade histórica tem feito o Ceará utilizar vários titulares, demonstrando, veladamente, o interesse em “atrapalhar” o objetivo do rival.
Com orçamentos bem maiores que os interioranos, os clubes da Capital surgem como fortes concorrentes pelo título, como já ocorre no Campeonato Cearense. Mesmo assim, algumas equipes investiram pensando em conquistar a Fares Lopes. O atual campeão Guarani de Juazeiro manteve a base do time que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. O Iguatu fez contratações pontuais e tem um time bastante experiente. Apesar dos problemas financeiros, Icasa e Horizonte conseguiram montar elencos competitivos.
Hegemonia ameaçada à parte, o nível técnico do torneio deste ano, necessariamente, aumentou. Talvez, a “chegada” dos grandes tenha o poder de transformar a competição, sempre colocada à margem durante os Campeonatos Brasileiros. Discussões para o crescimento da competição podem surgir e a Fares Lopes poderia alcançar um patamar superior. A dúvida é saber se a “Festa do Interior” vai conseguir resistir ao poderio de Ceará e Fortaleza.
Fonte: Globo Esporte
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Noticias1 semana atrás
Caminhão tomba e bloqueia trecho da BR-226, em Pedra Branca, no interior do Ceará
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas