Noticias

Guerra na Ucrânia atinge momento crucial para fim do conflito, avalia Ocidente

Published

on

Os militares da Ucrânia estão gastando munição da era soviética que se encaixa em sistemas mais antigos, enquanto o país pede ao Ocidente que envie mais armamento pesado e a Rússia acumula uma vantagem significativa de artilharia em torno de duas cidades estrategicamente importantes no leste ucraniano.

Autoridades militares e de inteligência ocidentais acreditam que a guerra está em um estágio crítico que pode determinar o resultado a longo prazo do conflito, de acordo com várias fontes de dos Estados Unidos e outros serviços de inteligência ocidentais.

Este momento crucial também pode forçar uma decisão difícil para os governos ocidentais, que até agora ofereceram apoio à Ucrânia a um custo cada vez maior para suas próprias economias e estoques nacionais de armas.

O secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, deve liderar um grupo de trabalho de quase 50 países para discutir a crise nesta quarta-feira (15), quando os EUA devem anunciar novos envios de armas e equipamentos para a Ucrânia.

Autoridades ucranianas expressaram frustração porque essas munições vitais parecem estar chegando aos poucos na luta – e levantaram temores de que o compromisso ocidental possa estar diminuindo em um momento decisivo.

“Acho que estamos prestes a chegar ao ponto em que um lado ou outro terá sucesso”, disse um alto funcionário da Otan. “Ou os russos chegarão a Slovyansk e Kramatorsk ou os ucranianos os impedirão aqui. E se os militares da Ucrânia conseguirem manter sua linha de frente neste local, diante desse número de forças, isso será importante”.

Fonte: CNN Brasil

https://open.spotify.com/episode/0EFi7yPmYRoFAhRE9jC6uT

 

EM ALTA

Sair da versão mobile