Noticias

Grupo de Cid decidirá, nesta segunda, sobre futuro após intervenção do PDT do Ceará

Published

on

Nesta segunda-feira, 30, o grupo do senador Cid Gomes (PDT) planeja se reunir para discutir os próximos passos após a intervenção federal aprovada na sexta-feira, 27. A Executiva Nacional do partido decidiu destituir Cid da presidência estadual em uma reunião no Rio de Janeiro. A reunião foi confirmada por parlamentares próximos a Cid.

Espera-se que deputados estaduais e federais participem da reunião, que deve ocorrer no início da tarde. A assessoria do senador descartou a possibilidade de uma coletiva de imprensa.

A reunião de sexta-feira terminou em desacordo, com discussões acaloradas entre o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) e aliados de seu irmão. Relatos indicam que Cid deixou a reunião falando em “sair pela porta da frente”. Os irmãos também trocaram farpas.

Em uma reunião com líderes do Senado no dia anterior, o ex-governador do Ceará já indicava que aquela poderia ser sua última reunião com os líderes, dependendo do resultado do encontro nacional do PDT. A possibilidade de saída do partido estava sendo considerada, o que poderia levar a uma “revoada” de seus aliados.

No entanto, a desfiliação neste momento poderia ser desfavorável para os deputados que começaram seu mandato este ano devido à cláusula de fidelidade partidária. Na prática, os parlamentares que se desfiliarem do partido pelo qual foram eleitos fora da janela partidária perdem o mandato.

A saída do partido pode ocorrer judicialmente, mas se torna uma batalha, como é o caso do presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão. Com uma carta de anuência aprovada em agosto, o deputado ainda aguarda uma decisão para saber se poderá deixar o PDT.

EM ALTA

Sair da versão mobile