Noticias

Gravidez aos 40 anos: conheça os cuidados necessários para a maternidade

Published

on

Nesta semana, a notícia da terceira gravidez da modelo Gisele Bündchen, 44 anos, fruto de seu relacionamento com o instrutor de jiu-jitsu Joaquim Valente, 35 anos, trouxe de volta um antigo debate entre os internautas: a gestação após os 40 anos.

Diante das dúvidas, o ginecologista obstetra Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana, comenta que o crescente número de mulheres engravidando mais tarde está relacionado a várias razões sociais, como a ascensão profissional e estabilidade financeira. “A idade média para a primeira gestação no país aumentou nos últimos 20 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a idade média das pacientes que fazem tratamento de reprodução assistida é de 38 anos”, conta.

O ginecologista Igor Padovesi, especialista em menopausa, também destaca os avanços na medicina reprodutiva. “É importante deixar claro que quase todos esses casos ocorrem com técnicas de reprodução assistida, com óvulos próprios ou de doadora”, afirma.

Segundo ele, a chance de gravidez pelo método tradicional começa a diminuir aos 30 anos. “A mulher passa a perder fertilidade aproximadamente depois dos 35. Isso acontece expressivamente a cada ano. Então, dos 35 aos 40, as taxas de fertilidade caem drasticamente, aumentando os riscos, principalmente de um aborto espontâneo”, explica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile