Coragem, convivência, resistência física e estabilidade emocional. Essas são algumas das características necessárias para os participantes da nova temporada do “No Limite”, que estreia hoje na grade da TV Globo logo após a novela “Império”. O reality conta com elenco de ex-participantes do Big Brother Brasil, que já estão isolados no Litoral Leste do Ceará.

O programa foi sucesso nos anos 2000 e agora volta com apresentação de André Marques. A novidade deste ano é que todos os 16 participantes já são rostos conhecidos do público. As gravações começaram no dia 1º de maio, em Beberibe, mesmo local onde foi realizada a primeira edição do programa. Ao todo serão 10 episódios exibidos às terças-feiras e o vencedor ganhará o prêmio de R$ 500 mil.

Começo
Baseado no reality “Survivor”, o programa é uma parceria da Globo com a Endemol Shine Brasil. Foi o segundo reality show feito no Brasil, sendo o primeiro “20 e Poucos Anos”, da MTV Brasil, e que mostrava jovens no início da vida adulta. “No limite” estreou no ano 2000 e a segunda e terceira edição foram lançadas em 2001. A quarta e até então última temporada do programa foi exibida em 2009. O reality foi interrompido durante muitos anos por conta de problemas com direitos autorais e agora volta com sua quinta temporada.

Zonas irregulares
Devido a acusação de plágio pelo produtor do programa “Survivor”, Mark Burnett, o “No Limite” foi interrompido por muitos anos. Segundo o produtor, o problema é que a emissora não havia comprado os direitos para fazer uma adaptação e não haveria problemas de fazer uma versão brasileira se pagassem a licença. Então, em 2009, a TV Globo legalizou a situação e comprou os direitos de “Survivor” para o Brasil.

Peças do tabuleiro
Após duas edições de sucesso do Big Brother Brasil, onde o programa passou a trazer figuras famosos, em vez de apenas anônimos, o “No Limite” aposta na mesma fórmula e traz ex-BBBs que ficaram marcados em suas edições. A nova temporada conta com: André (BBB13), Angélica (BBB15), Arcrebiano (BBB21), Ariadna (BBB11), Carol Peixinho (BBB19), Elana (BBB19), Gleici (BBB18), Gui Napolitano (BBB20), Iris Stefanelli (BBB7), Jéssica (BBB18), Kaysar (BBB18), Lucas Chumbo (BBB20), Mahmoud (BBB20), Marcelo Zulu (BBB4), Paula Amorim (BBB18) e Viegas (BBB18).

Tribos
Os participantes serão divididos entre as tribos Carcará e Calango, nomes que fazem referência a dois animais típicos do Nordeste. Geralmente, a divisão é feita pela equipe do programa e as pessoas são distribuídas de forma proporcional, considerando idade e sexo. As duas equipes competem entre si durante os desafios propostos pelo programa e o grupo vencedor em cada etapa ganha privilégios.

Áreas íngremes
A primeira atividade é a Prova de Privilégios, onde os participantes devem encontrar objetos que os ajudem na sobrevivência. Depois de uma noite dormindo na mata, os integrantes passam pela Prova de Imunidade e o grupo vencedor garante a permanência no reality por mais uma semana. O grupo perdedor passa pelo Portal da Eliminação e cada membro deve indicar um nome para ser eliminado. O mais votado deixa o programa. Outro desafio marcante é a Prova da Comida. Os participantes devem comer alimentos como olho de cabra e testículo de búfalo.

Localização
O programa já foi gravado no Mato Grosso, Pará e agora será gravado novamente no Ceará. Os participantes estão em Beberibe e as filmagens estão sendo feitas na Praia da Barra da Sucatinga, que conta com dunas, falésias, coqueirais e barreiras naturais em sua paisagem. A 101 quilômetros da Capital, a direção e o elenco estão no Coliseum, resort na Praia das Fontes. Parte da equipe está no Residencial No Limite, que ganhou esse nome por conta das gravações do reality feitas em 2000.

Fim
Os episódios lançados às terças-feiras são gravados previamente, mas a final contará com uma exibição ao vivo. O encerramento está previsto para o dia 20 de julho, após a novela das 21 horas, e o vencedor sairá com R$ 500 mil na conta.

Fonte: O Povo