Ceará

Granja e Tabuleiro do Norte registram as maiores chuvas do Ceará em 2019, diz Funceme

Published

on

Os municípios de Granja, na Região Norte do Ceará e Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, registraram as maiores chuvas entre as 7h de quarta-feira (13) e 7h desta quinta-feira (14). Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as cidades tiveram precipitações de 176 milímetros e 167,2 milímetros, respectivamente.

Ainda segundo a Funceme, estes são os dois maiores registros de chuva em 2019. O órgão destacou ainda que Granja computou, no Posto Pluviômetro de Timonha, a terceira maior chuva da história da cidade.

Em Tabuleiro do Norte, moradores registraram vários pontos de alagamentos. A Avenida Antônio Alves Maia, que passa por vários bairros da cidade, ficou intransitável. Houve queda de árvores nos bairros São Vicente e Macena. Em Granja, houve registros de alagamentos no Centro do município e, principalmente, na Zona Rural.

Aproximação da Zona de Convergência

Choveu em pelo menos 132 municípios cearenses no mesmo período. Depois de Granja e Tabuleiro do Norte, tiveram os maiores índices de chuva os municípios: Ibaretama (117 mm), Pacoti (116,6 mm), Aracoiaba (105 mm), Quixeramobim (100 mm), Ocara (89 mm) e Viçosa do Ceará (83 mm).

O principal fator para as chuvas, segundo a Funceme, é a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa Norte do Nordeste. O órgão reforça também que também há a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que apresentou melhor posição em relação ao começo da semana.

A previsão para os próximos dias é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile