Ceará

Governo vai dobrar o número de equipes do BPRaio no Estado

Published

on

Em reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quarta-feira (10), o governador Camilo Santana anunciou que irá dobrar o número de equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Fortaleza e na Região Metropolitana, além de reforçar a presença do efetivo especializado em municípios do interior do Estado.

O BPRaio na Capital conta hoje com 38 equipes, 397 policiais militares, 350 motos e seis viaturas. Serão implantadas em 2018 novas unidades com 38 equipes, 320 policiais militares, 160 motos e seis viaturas. Na Região Metropolitana de Fortaleza, os municípios de Maracanaú, Caucaia, Maranguape e Eusébio somarão 26 equipes, 39 policiais militares, 100 motos e seis viaturas.

No Interior, ainda em 2017, o Governo do Ceará vai inaugurar batalhões em Canindé, Aracati, Morada Nova, Crato e Acaraú, além de outras 16 unidades em 2018. O projeto de interiorização do BPRaio no Estado prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Através da ação, oito cidades já receberam a estrutura da Polícia Militar: Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús e Tauá. Além destes municípios, o Raio atende a outros municípios próximos de cada localidade, alcançando 171 municípios ao todo.

Segundo Camilo Santana, a ampliação do policiamento é fundamental para o combate à criminalidade em território cearense. Este investimento, destaca o chefe do Executivo, caminha junto ao desenvolvimento passo a passo de melhores políticas de segurança pública para o Estado, com ações do Pacto por um Ceará Pacífico, a exemplo das últimas promoções de policiais e bombeiros militares, posse de novos policiais civis, Delegacias com Atendimento 24 horas, dentre outros avanços estruturais.

“Onde o Governo do Ceará implantou o Raio nós tivemos resultados muito positivos de redução da violência, temos pesquisas em relação a isso. Decidimos, então, ampliar o Raio. Todas as cidades acima de 50 mil habitantes terão um batalhão específico. Todos os municípios da Região Metropolitana terão. E a meta em Fortaleza é dobrar, dividindo a cidade em territórios menores com a presença mais forte da polícia”, detalhou o governador.

Reunião da Segurança

O Governo do Ceará também divulgou, na reunião na SSPDS, o consolidado dos índices de Crimes contra o Patrimônio (CVPs) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), referente ao mês de abril. Pelo quarto mês consecutivo, o número de roubos apresentou queda no Estado.

A redução dos CVPs no Estado, em abril, foi de 7,3%, comparados ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2016 os roubos somaram 6.499, neste ano o número foi de 6.026 (- 473 a menos). Na Capital, a queda foi de 8,1% (de 4.154 em 2016 para 3.819 em 2017).

Os furtos também seguem em queda no Ceará. Se em março os índices caíram 8,9%, no mês de abril a redução fechou em 9,5% (de 4.677 em 2016 para 3.233 em 2017). Em Fortaleza, a diminuição de furtos chegou a 17,3% (de 2.683 em 2016 para 2.218 em 2017).

No acumulado deste ano, de janeiro a abril, em relação ao mesmo período do ano passado, a queda de roubos e furtos apresentam queda em todo o Estado de, respectivamente, 8% e 6,7%.

Enquanto isso, os índices de CVLIs (homicídios) no Ceará apresentou acréscimo de 37% no mês de abril (de 274 em 2016 para 377 em 2017). Na capital cearense, o aumento foi de 86,7% (de 75 em 2016 para 140 em 2017).

O secretário da Segurança e Defesa Social, André Costa, ressaltou que hoje as Forças de Segurança do Estado atuam em regiões antes nunca exploradas em Fortaleza e em outros municípios do Ceará. Essa presença mais intensa das polícias na área de mais ações da criminalidade, destaca o titular da SSPDS, também causa reações que contribuem para a variação nos índices apresentados. “A gente vai continuar ampliando o trabalho. Não podemos permitir que os territórios fiquem nas mãos do crime organizado. Estamos fazendo esse enfrentamento e impedindo a ação e, claro, isso gera uma reação, efeitos colaterais. Mas a gente vai sempre trabalhar para melhorar e diminuir o impacto desses índices”, disse Costa.

Continuidade nas ações

Ao longo do evento da Segurança Pública, Camilo Santana ressaltou a necessidade de se continuar ampliando as ações e fortalecendo as equipes para combater a violência em todo o Estado. O governador garantiu que, hoje, a variação dos CVLIs é preocupação central no debate junto à equipe da SSPDS e de todos os órgãos vinculados.

“Vamos trabalhar para identificar mais precisamente o que está ocorrendo, principalmente neste mês de abril, que foi um mês muito atípico em relação ao que vinha acontecendo no Ceará. Estou incomodado com essa situação, tanto que tenho determinado aqui a presença mais forte da polícia. O secretário tem fortalecido as operações no Estado, principalmente em Fortaleza, na ocupação de áreas em que antes a polícia não entrava. Procuro dar todo o apoio necessário, na contratação de mais pessoal, de mais equipamento, de mais estrutura e recursos”, afirmou.

O chefe do Executivo também destacou a necessidade de mais investimentos do Governo Federal em políticas nacionais para Segurança Pública. Para ele, apenas com uma estrutura conjunta com trabalho intenso da Forças de Segurança e o cumprimento mais efetivo do papel da Justiça, é possível evoluir no combate à criminalidade. “Não basta só a presença da polícia na rua. É preciso também investigação, colocar os mandantes dos crimes na cadeia, assim como o julgamento deles, para que não haja impunidade. É essa reorganização que precisa ser feita”, concluiu.

EM ALTA

Sair da versão mobile