Economia

Governo reduz tributos para etanol e preço pode cair na bomba

[caption id="attachment_2491" align="alignleft" width="500"](Foto:Reprodução)[/caption]O governo anunciou nesta terça-feira (23) a redução de tributos e prazo de compensação de crédito para o setor do etanol.

Published

on

(Foto:Reprodução)

O governo anunciou nesta terça-feira (23) a redução de tributos e prazo de compensação de crédito para o setor do etanol.

 

A medida tem como objetivo baixar o preço do combustível na bomba, diminuindo a pressão sobre a inflação, e estimular o consumo do etanol para reduzir a importação de petróleo.

O anúncio foi feito pelos ministros Guido Mantega e Edison Lobão, da Fazenda e de Minas e Energia, respectivamente.

“O etanol paga 12 centavos por litro. Vamos dar crédito de PIS/Cofins correspondente a esse valor”, disse Mantega.

Entre as medidas anunciadas, está o corte integral do PIS (Programas de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) para o etanol. Com isso, o governo deixará de arrecadar R$ 970 milhões em 2013.

Será criada também uma linha de crédito de R$ 2 bilhões para estocagem de etanol, com prazo de 12 meses para o produtor e encargos de 7,7% ao ano.

Além disso, o governo já tinha decidido aumentar a mistura de etanol na gasolina dos atuais 20% para 25% a partir de 1º de maio.

Governo tenta estimular indústria do etanol

A presidente Dilma Rousseff se reuniu no fim da tarde de ontem com representantes do setor de etanol, e apresentou o plano do governo para cortar tributos do setor e estimular o aumento da produção.

A indústria do etanol tem enfrentado dificuldades, segundo reconhecimento da própria presidente Dilma, que prometeu dar “importância estratégica” ao setor.

Na avaliação do governo, é preciso dar condições para que esse segmento amplie os investimentos e aumente a produção para atender ao mercado interno que tem optado pelo produto importado.

 

Fonte: Uol Notícias

EM ALTA

Sair da versão mobile