Noticias
Governo prepara proposta para regulamentação das redes sociais no Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que o governo está preparando uma proposta de projeto de lei (PL) para regulamentação das redes sociais. A expectativa é encaminhar o texto para avaliação do presidente Lula na próxima semana. Se ele concordar com a proposta, o texto será encaminhado à Câmara dos Deputados. Segundo Dino, já existe a tramitação de um PL sob a relatoria do deputado Orlando Silva e a ideia é que o conteúdo seja aproveitado. O principal foco do projeto é o combate a crimes, a proteção das liberdades e a garantia de que a internet não seja uma “terra sem lei”. Para o ministro, as plataformas de mídias digitais precisam ter responsabilidade em casos de possíveis infrações.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, usou os atos de 8 de janeiro como exemplo de necessidade de regulação da internet e responsabilização do seu mau uso. Ele ressaltou a importância de responsabilizar os atos que nascem no mundo virtual mas têm efeitos nocivos no mundo real. “O surto coletivo que aconteceu em Brasília, e que nasceu nas redes, no dia 8 de janeiro – foi a maior prisão coletiva do Brasil, talvez do mundo –, e as pessoas não se deram conta das responsabilidades do que fizeram no mundo real.”
Enquanto isso, PSOL e Rede criaram um projeto de lei para incluir novo dispositivo no Marco Civil da Internet. O projeto propõe que as plataformas digitais implementem sistemas internos de monitoramento sobre disseminação de discursos de ódio direcionados a mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+. Com isso, as redes sociais devem criar mecanismos de prevenção e denúncia, além de monitoramento interno.
-
Noticias2 semanas atrás
Entenda por que o Ceará continua registrando chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa
-
Noticias2 semanas atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu1 semana atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias6 dias atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias6 dias atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias7 dias atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população