Mundo
Governo norte-americano quer reduzir emissões poluentes em 30% até 2030

Foto: Divulgação
O governo de Barack Obama anunciou, nessa segunda-feira (2), um plano para reduzir as emissões de carbono em cerca de 30% até 2030 nas centrais termoelétricas do país. Com a proposta, o governo espera “liderar” as negociações internacionais sobre o tema.
A proposta, apresentada pela Agência de Proteção do Meio Ambiente e que não terá início, pelo menos, até junho de 2016, toma como referência os níveis de 2005 e procura dar flexibilidade aos estados para alcançar esse objetivo.
“Isso é como se conseguíssemos eliminar a contaminação anual de carbono de dois terços dos automóveis e caminhões dos Estados Unidos”, disse Gina McCarthy, diretora da agência, ao anunciar o plano.
O documento, considerado peça-chave da agenda de Obama contra as alterações climáticas, conta com a oposição de grande parte da ala republicana do Congresso, a indústria do carvão e a Câmara de Comércio dos Estados Unidos.
“Como resultado desse plano, as faturas de eletricidade irão baixar de preço à medida que esses padrões atraiam investimento em eficiência energética e no corte de resíduos; e, possivelmente, poupar dinheiro nas casas e nas empresas”, defendeu Barack Obama em conversa telefônica com grupos de saúde pública.
Para facilitar a aplicação do plano, o governo dos Estados Unidos procurou dar flexibilidade aos estados, que em vez de encerrarem imediatamente as centrais termoelétricas, consideradas as mais poluentes, podem, por exemplo, aumentar a sua produção em energias renováveis ou permutar autorizações de poluição com outros estados.
Segundo Gina McCarthy, a chave para que o plano funcione é que a meta de cada estado seja ajustada às suas próprias circunstâncias, e os estados podem alcançar os objetivos da melhor forma.
Cerca de 40% da poluição nos Estados Unidos é oriunda das centrais de energia, e a norma vai regular as emissões de carbono em centenas de centrais, entre elas 600 alimentadas a carvão.
Fonte: AGENCIA BRASIL
-
Iguatu4 semanas atrásGestão de Iguatu é denunciada à Organização Internacional do Trabalho, órgão internacional ligado à ONU, por supostas práticas antissindicais
-
Americando3 semanas atrásAMERICANDO: 93 anos do “Arado”
-
Noticias4 semanas atrásFunceme prevê redução gradual das chuvas no Ceará ao longo da semana
-
Noticias3 semanas atrásIrã afirma que não pretende realizar nova rodada de negociações com os Estados Unidos
-
Noticias3 semanas atrás128 municípios do Ceará estão sob alerta de chuvas intensas até as 23h59 desta segunda-feira (20)
-
Noticias3 semanas atrásSérie D: Iguatu e Maracanã mantêm embalo na 3ª rodada, enquanto Ferroviário sofre primeira derrota
-
Brasil2 semanas atrásBYD: Venda de 4.300 carros em um fim de semana expõe virada industrial no setor automotivo
-
Iguatu2 semanas atrásO único lugar onde marketing e propaganda vêm antes de trabalho é no dicionário — gasto milionário levanta questionamentos em Iguatu

