Brasil

Governo federal decreta luto oficial de três dias por morte da rainha Elizabeth II

Published

on

O governo Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias em todo o território nacional em razão da morte da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, nesta quinta-feira (8).

O decreto, assinado por Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”.

“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o documento.

Elizabeth II morreu aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica. A Casa Real informou que Elizabeth morreu “pacificamente”.

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, publicou mensagem de pesar em uma rede social.

“‘Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor’. Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós”, diz o post.

“É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos. Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”, prosseguiu Bolsonaro.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro manifesta pesar pela morte da rainha Elizabeth II e transmite condolências à família real e ao povo do Reino Unido.

A Embaixada do Brasil no Reino Unido publicou, em rede social, uma mensagem de pesar em inglês a respeito da morte.

A conta oficial em inglês do Ministério das Comunicações brasileiro publicou, no Twitter, uma imagem da coroação de Elizabeth II em 1953.

Fonte: G1

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O QUE FAZ UM DEPUTADO FEDERAL, ESTADUAL E SENADOR? O QUE É ESQUERDA, DIREITA E CENTRÃO?

EM ALTA

Sair da versão mobile