Ceará

Governo do Ceará chegará em fevereiro a 703 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19

Published

on

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira (12), o governador do Ceará, Camilo Santana atualizou as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus no estado do Ceará. Ao seu lado estava o secretário de saúde do Estado, Dr. Cabeto.

Camilo informou que, devido ao crescimento de casos e uma crescente demanda nos atendimentos de saúde, o Governo do Ceará está ampliando a rede pública de saúde do Estado com leitos exclusivos para atendimento aos pacientes com Covid-19. Após ter quase 3 mil leitos no pico da doença, ano passado, o Estado iniciou 2021 com 327 leitos e, agora, conta com 491 leitos. “Até o final de fevereiro vamos chegar a 703 leitos de UTI exclusivos para esse tipo de atendimento em Fortaleza”, explicou.

Vacinação

Devido ao período de aumento dos casos de coronavírus em Fortaleza, acompanhado e divulgado semanalmente pelo governador, ele fez um apelo para que a população fique em casa o máximo possível durante o processo de vacinação. “A única forma que temos para acabar com essa pandemia é imunizando todo mundo. Mas o próprio ministro da saúde disse que a meta é vacinar toda a população até o final do ano, então vai demorar um pouco para que todos estejamos imunizados. Aqui em Fortaleza temos ampliado os locais de vacinação, e quero agradecer a parceria com a Fiec, Fecomércio e CDL, para levar os idosos aos drive-thrus de táxi e com motoristas de aplicativos, e temos procurado agilizar toda a distribuição das vacinas para os municípios, a cada lote. Mas enquanto a gente não consegue imunizar todo mundo, precisamos tomar medidas importantes para diminuir a circulação do vírus”, explicou.

Medidas preventivas

O governador reforçou sobre a necessidade de aplicar as medidas de prevenção, além de outras ações sociais do Governo do Ceará. “Nesse momento precisamos colocar em prática ações de restrição e de isolamento social, por isso fizemos decretos – o atual e o de Carnaval – para evitar as aglomerações e minimizar o efeito na economia do Estado. Nos preocupamos com o emprego, mas a prioridade é a vida das pessoas”, apontou Camilo.

“Estamos ampliando o Cartão Mais Infância, saindo de 48 mil para 71 mil famílias atendidas pelo programa beneficiadas com a transferência de renda mensalmente. Distribuímos chips de internet aos alunos da rede pública de ensino, e estamos terminando uma licitação de tablets, para que outros alunos possam ter acesso às aulas remotas. Implementamos o auxílio-catador de forma permanente, lançamos um edital para 10 mil bolsas no programa Agente Jovem Ambiental, e em março, devemos lançar em vez de um auxílio, um microcrédito para as famílias cearenses”, listou o governador.

Auxílio emergencial

O governador do Ceará destacou a participação na reunião com os novos presidentes da Câmara e do Senado com todos os outros governadores do Brasil. A pauta principal foi a liberação de crédito para os Estados e o auxílio emergencial. “É importante a sociedade cearense saber que o Congresso Nacional ainda não aprovou orçamento para 2021, com todos os investimentos de combate à pandemia foram encerrados em dezembro de 2020. Por isso precisamos com urgência da votação para ter financiamento para a saúde, e também ter recursos para a ampliação do auxílio emergencial, tão importante para as famílias mais pobres e vulneráveis desse País. Por isso temos feito uma defesa forte para que o Congresso Nacional possa votar o mais rápido possível a extensão desse auxílio”, afirmou Camilo.

Fonte: Governo do Ceará

EM ALTA

Sair da versão mobile