Regional

Governadora Izolda Cela conversa com ministra Cármen Lúcia sobre litígio de terras entre CE e PI e defende território cearense

Published

on

A governadora do Ceará Izolda Cela (PDT) participou, nesta terça-feira (10), de uma audiência com a ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar sobre o litígio territorial entre Ceará e Piauí. A chefe do executivo afirmou que reforçou a defesa para que os cearenses não sejam prejudicados. “A nossa firme determinação é de fazer a defesa daquilo que nos parece de direito, certo e legítimo, defender o nosso povo cearense do direito de pertencimento ao estado do Ceará”, disse.

Um litígio secular, iniciado em 1758, entre o Piauí e o Ceará permanece até hoje. Os dois estados disputam uma área de terras que fica na Serra da Ibiapaba e envolve 13 municípios cearenses e oito piauienses. Ao todo, são 3 mil quilômetros quadrados de terras e cerca de 25 mil pessoas envolvidas no imbróglio.

Em entrevista concedida após a reunião, Izolda Cela esclareceu que a ministra não tomou nenhuma posição acerca do assunto, pois isso depende de um rito a ser seguido no STF com a presença das duas partes envolvidas.

“A ministra não trata com as questões processuais apenas com uma das partes interessadas. Ela tem todo o respeito à liturgia do processo e dos procedimentos”, explicou.

 

Fonte: G1 CE

DIÁLOGO MAIS PODCAST – O Ódio na Política

EM ALTA

Sair da versão mobile