Policial

Governador Elmano de Freitas sanciona lei que institucionaliza polícia comunitária no Estado

Published

on

O governador Elmano de Freitas sancionou, nesta sexta-feira (3), a lei que institucionaliza o Programa Segurança Cidadã e o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Aprovada no último dia 15, a lei estabelece como política e instrumento de segurança pública voltados à prevenção da violência com a promoção de uma cultura de paz, com atenção especializada a grupos em situação de vulnerabilidade como mulheres, crianças e pessoas LGBTQIAP+.

“A segurança pública não pode ser vista apenas de forma repressiva. O policiamento realizado pelo Copac tem o objetivo de aproximar as forças de segurança das comunidades onde estão instalados os territórios, promovendo prevenção focada e atuante no combate à violência e proteção de segmentos minoritários. Os agentes passam por uma extensa capacitação e atuam de forma integrada com as demais forças de segurança”, comentou o governador Elmano de Freitas.

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, defende que a sanção da lei fortalece a atuação da Polícia Militar do Ceará como instrumento do Estado cada vez mais próximo das demandas das comunidades. “A lei do Copac fortalece ainda mais esse trabalho de aproximação do policiamento militar às comunidades, fortalece a atuação da Polícia Militar como Polícia de Estado, garantindo assim uma maior sensação de segurança e paz para as comunidades cearenses”.

EM ALTA

Sair da versão mobile