Conecte-se conosco

Brasil

Fracassos em Pequim e Londres levam Robson Conceição ao inédito ouro no boxe

Publicado

on

Robson Conceição tomou muita porrada até se tornar campeão olímpico na Rio 2016 – tanto dentro quanto fora dos ringues. Um dos golpes mais fortes sofrido pelo mais novo medalhista de ouro do peso pena (até 60kg) veio em 2011, na luta com o fenômeno ucraniano Vasyl Lomachenko pelas oitavas de final do Mundial de Baku.

Estrela da Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba), duas vezes campeão do mundo e da Olimpíada e, na época, o melhor atleta peso pena da modalidade, Lomachenko estava invicto há seis anos. Robson foi dormir pensando nas quartas de final e acordou eliminado.

“Foi o momento mais feliz e mais triste da minha carreira. Eu tinha vencido a luta por 20 a 19, mas reverteram o resultado por debaixo dos panos. Quando fui para a pesagem, de manhã cedo, recebi a notícia de que tinha sido punido injustamente por um golpe baixo e inverteram o resultado. O ucraniano venceu por 21 a 20”, diz o brasileiro.

Ele poderia ter acusado o golpe depois de ser eliminado de dois Jogos Olímpicos – de 2008 e de 2012 – logo em seu combate de estreia. Mas, em vez de se deixar desnortear pelos fracassos, o boxeador decidiu que ninguém tiraria o ouro dele no Rio de Janeiro, em 2016.

“Ele sofreu muito. Ninguém deu valor para ele quando ele perdeu na primeira. Hoje, ele é campeão olímpico e não conseguiu esse título do dia para a noite”, afirma Mateus Alves, um dos treinadores de Robson.

A trajetória do brasileiro até o título olímpico é muito parecida com o seu plano para a luta “mais difícil de sua vida”: “era tomar um golpe e dar três ou quatro”, disse. Para cada golpe que levou neste caminho, fez questão de revidar com resultados expressivos.

“O cara é duas vezes medalhista mundial, foi a quatro campeonatos mundiais, cinco Jogos Pan-Americanos e tem mais de 250 lutas. O Robson fez um campeonato incontestável, dominou todas suas lutas. Mostrou jogo de golpe, força e rapidez e vontade de ser campeão. Isso é para coroar o esforço dele”, revela Mateus Alves.

“No meu início no boxe, eu fiz umas dez lutas e perdi todas. Se eu tivesse desistido, hoje eu não seria campeão olímpico”, lembra Robson, que começou no esporte meio que na base do improviso.

Braço machucado

“Eu tinha um amigo que treinava boxe na academia. O que ele aprendia na aula, ele me ensinava na casa dele. A gente colocava um chinelo grudado no outro para servir de manopla. Quando a bandagem acabava, eu passava no posto médico, fingia que estava com o braço machucado e pedia para enfaixar. Era só sair de lá que eu tirava e ia treinar”, confessa.

A vitória em cima do francês Sofiane Oumiha por decisão unânime leva o baiano que já vendeu picolé na praia e foi ajudante de pedreiro a se tornar um dos maiores do boxe brasileiro.

O nome do primeiro brasileiro a levar o ouro no esporte junta-se aos de precursores como Servílio de Oliveira (bronze nos Jogos da Cidade do México, em 1968), Adriana Araújo (bronze em Londres 2012), Yamaguchi Falcão (bronze em Londres 2012) e Esquiva Falcão (prata em Londres 2012). A campanha do título terminou com uma vitória por nocaute técnico e três por pontos.

“Hoje eu acho que fiz história. Mas só é possível com anos de dedicação e trabalho duro. Esta medalha representa a minha vida inteira. A minha infância humilde, as dificuldades que eu tive sem apoio e sem patrocínio. Nós, brasileiros, somos muito aguerridos e sofridos, porém, não desistimos nunca. Essa medalha é tudo para mim. Estou vivendo um sonho e não quero acordar”, afirma ele, que cumpriu a promessa de presentear a filha Sofia, que faz dois anos nesta sexta-feira (19), com o maior prêmio do boxe olímpico. “Ela foi minha inspiração”.

Apesar dos percalços, Robson sempre mostrou uma convicção inabalável de que voltaria para a Bahia com o título olímpico. “Eu tinha muita fé. Sofri muito nos treinos e treinei muito. Eu me desliguei de tudo, desde as redes sociais até o troca-troca de pins na Vila. Eu cheguei com muito foco e muita vontade”.

Com a medalha desta terça-feira (16), o boxe entra na lista de modalidades que, em algum momento da história, já teve um campeão olímpico brasileiro – as outras são atletismo, vôlei de praia, hipismo, ginástica artística, judô, vela, tiro esportivo, natação e vôlei.

Fonte: Agência Brasil

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos6 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias8 horas atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia11 horas atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias11 horas atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará11 horas atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos12 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos12 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias2 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes2 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias2 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias2 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu2 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias2 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias2 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias2 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos4 dias atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta

Noticias4 dias atrás

Previsão de instabilidade atmosférica e ocorrência de chuvas isoladas, no Ceará

Noticias4 dias atrás

Cientistas cearenses desenvolvem pulseira capaz de identificar alergias a medicamentos e obtêm financiamento de R$ 1,4 milhão

Esportes4 dias atrás

Dez torcedores dos times Ceará e Fortaleza foram presos após briga generalizada, e estão proibidos de frequentar eventos esportivos das duas equipes

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/03/2025

Videos1 semana atrás

Câmara de Iguatu aprova criação da ‘casa do autista’ em dia de presença de entidades

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 21/03/2025 – O prefeito anunciou em grande alarde a terceira tentativa de acabar com o lixo em Iguatu.

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 21/03/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE

Brasil1 semana atrás

Hospital Universitário do Ceará, inaugurado nesta quarta-feira (19), já começou a receber pacientes e realizará transplantes complexos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.