Noticias

Fortaleza fará par com Havaí em programa de desenvolvimento sustentável dos EUA

Published

on

Nesta terça-feira (15), o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que selecionou Fortaleza (CE) e Manaus (AM) para integrar a iniciativa “Cidades em Movimento” (Cities Forward). Essa iniciativa, lançada durante a Cúpula de Cidades das Américas ocorrida em abril deste ano, tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável. As duas cidades brasileiras escolhidas trabalharão em conjunto nesse projeto.

Fortaleza e Manaus serão as únicas cidades do Brasil a fazer parte desse programa. Além delas, outras dez cidades da América Latina e Caribe, juntamente com doze cidades nos Estados Unidos, totalizando 24 cidades, foram selecionadas para participar dessa iniciativa.

O propósito fundamental da iniciativa é auxiliar esses municípios na criação de um ambiente sustentável e inclusivo, abrangendo aspectos ecológicos, econômicos e sociais, que possam beneficiar especialmente as comunidades menos representadas e em situação de vulnerabilidade. A conexão entre essas cidades será estabelecida por meio de parcerias entre cada cidade participante e sua contraparte nos Estados Unidos. No caso de Fortaleza, sua parceria será com o Havaí.

A inclusão dessas cidades brasileiras no programa “Cidades em Movimento” é uma realização da promessa feita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a 9ª Cúpula das Américas, ocorrida em junho do ano anterior. O Departamento de Estado dos EUA expressou sua intenção de colaborar de perto com as cidades selecionadas e de apoiar todos os municípios interessados em construir um futuro mais sustentável.

Para viabilizar esse programa, os Estados Unidos estabeleceram parcerias com a iniciativa Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), o Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas.

Além de Fortaleza e Manaus na região da América Latina e Caribe, também foram selecionadas para participar da iniciativa as cidades de Ambato (Equador), Cali e Cartagena (Colômbia), Cidade da Guatemala (Guatemala), Freeport (Bahamas), Montego Bay (Jamaica), Renca (Chile) e Rosário (Argentina).

EM ALTA

Sair da versão mobile