Automobilismo

Fórmula Truck: Goiânia é o palco de estreias na quarta etapa da F-Truck

Oito pilotos correm pela primeira vez na direção de um FórmulaTruck no Autódromo Internacional Ayrton Senna

Published

on

Oito pilotos correm pela primeira vez na direção de um FórmulaTruck no Autódromo Internacional Ayrton Senna

 

O GP Crystal da Fórmula Truck, evento que marca a quarta etapa do Campeonato Brasileiro da categoria no Autódromo Internacional de Goiânia, terá novidades a partir desta sexta-feira (7), quando irão acontecer os primeiros treinos livres. A corrida marcará uma oportunidade inédita para oito pilotos, que correrão pela primeira vez nesse circuito na condução de um caminhão, na corrida deste domingo (9).

Rogério Castro, que leva o número 30 no caminhão da equipe ABF/Volvo, mostra-se empolgado e confiante. Por ser natural do estado de Goiás, ele correrá no “quintal de casa”e diz que isso não pode ser considerada uma vantagem. “O fato de eu conhecer bem a pista elimina um problema, que é a questão de adaptação ao traçado, mas isso não me deixa em vantagem. Caminhão tem outra ‘tocada’, em relação a outros carros,exige mais, é diferente”, explica. Apesar do apoio natural que espera receber da torcida local, Castro diz que a pressão maioré dele mesmo. “Quanto à torcida, estou tranquilo. Quem me pressiona maissou eu mesmo. Mas quero fazer uma boa corrida por eles, essa torcida que adora a Fórmula Truck e sempre participa e lota o autódromo”, contou.

Diogo Pachenki, sexto colocado na tabela do Campeonato Brasileiro com 26 pontos, diz-se tranquilo, apesar de ter tido apenas uma única experiência na capital goiana. “Corri uma única vez aqui em 2001, pela Fórmula Júnior, e fiquei em segundo lugar. Espero que isso se repita”, brinca o piloto do Mercedes-Benz número 80 da ABF Racing Team, que tem uma estratégia já montada para a etapa. “O calor é intenso e isso desgasta o caminhão. Meu objetivo é chegar ao fim da corrida sem maiores problemas. Teremos que acertar bem a suspensão para buscar um equilíbrio, visto que é um circuito rápido e exige alguns cuidados”, orienta.

Se a pista exigirá bastante dos componentes, devido ao calor excessivo, Jansen Bueno, outro estreante nesta pista, revela que para eleesse fator não será tão intenso. “Essa é uma pista ideal para o nosso equipamento, por não termos tanta dificuldade com desgaste. Eu tive alguns problemas de evolução ao longo das últimas etapas por ter enfrentado chuva durante os treinos, o que não ajudou a desenvolver mais na parte de pilotagem. Em Goiâniapenso que não enfrentarei esse problema, espero fazer uma boa prova aqui”, frisou o piloto da equipe DB Motorsport, que guia o Volvo de número 11.

Se a palavra de ordem entre os pilotos e equipes é poupar o caminhão, Alberto Cattucci, companheiro de equipe de Rogério Castro na ABF/Volvo, segue a cartilha. “Fiz alguns treinos em Goiânia antes da temporada começar e isso ajuda, de certa forma. Mas a meta é terminar a corrida, evitar erros, principalmente na parte de freios, porque é uma pista seletiva nesse sentido. Claro que o objetivo é sempre um pódio, mas sem descuidar”, avisou.

Os outros quatro pilotos que pela primeira vez guiarão uma máquina da Fórmula Truck no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia são o italiano Alex Caffi, da equipe Dakarmotors, que levará ao grid seu Iveco de número 21, o paulista Edu Piano, piloto do Ford número 44 da Terrotório Motorsport, Raijan Mascarello, que estreia na categoria em Goiânia pela 72 Sports/Ford Racing Trucks e Ronaldo Kastropil, sob as cores da equipe Ticket Car Corinthians Motorsport, com o caminhão Scania de número 53.

Os treinos livres desta sexta-feira vão às 11 horas. No sábado (8), o treino classificatório acontecerá a partir das 13 horas. A largada da corrida de domingo (9), que terá transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes, tambémserá dada às das 13 horas.

GP CRYSTAL DE FÓRMULA TRUCK – PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 7 de junho

11h00 – primeiro treino livre (60 minutos)

14h00 – segundo treino livre (60 minutos)

15h30 – projeto TruckKids

Sábado, 8 de junho

8h00 – terceiro treino livre (60 minutos)

10h00 – quarto treino livre (60 minutos)

13h00 – treino classificatório (90 minutos)

14h45 – Top qualifying (30 minutos)

15h30 – voltas rápidas com convidados

Domingo, 9 de junho

9h00 – warmup (30 minutos)

10h00 – desfile dos pilotos

10h20 – show de motos com Jorge Negretti& equipe (30 minutos)

11h00 – Truck Test (60 minutos)

12h10 – show de caminhões com Dani, Gabi & Júnior (30 minutos)

13h10 – volta de apresentação

13h15 – largada do GP Aurélio Batista Félix (60 minutos)

14h20 – cerimônia de pódio

Fonte: Grelak

 

EM ALTA

Sair da versão mobile