Ceará

Fogo consome área de preservação na Chapada do Araripe

Published

on

Um incêndio de grandes proporções atinge a Chapada Nacional do Araripe, na região do Cariri, nesta quarta-feira (30). De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), o fogo começou na terça-feira (29), por volta das 14h, no sopé da Chapada do Araripe, na cidade do Crato. Hoje, as chamas se alastraram em direção à FLONA do Araripe, atingindo cerca de 100 hectares de vegetação.

O trabalho de combate ao incêndio está sendo realizado por um grupo de 42 pessoas, que estão em campo desde as 4h da manhã. A expectativa é que o controle do fogo seja feito ainda hoje. O Governo do Estado também foi acionado para auxiliar na ocorrência com suporte aéreo, visando um combate mais eficiente. No entanto, o gerente do ICMBIO da Chapada do Araripe, Carlos Augusto, ressalta a necessidade de avaliação de segurança, pois a proximidade do incêndio com a encosta pode representar riscos tanto para os combatentes no solo quanto para os pilotos das aeronaves.

As causas do incêndio estão sendo investigadas, mas segundo o gerente do ICMBIO, “90% indica que foi criminoso, ou seja, a pessoa teve a intenção irresponsável de colocar fogo na floresta. Isso causa uma aflição grande na gente que protege a primeira Floresta Nacional do Brasil. Precisamos que a população tenha mais consciência da importância dessa área para a região do Cariri.”

Confira a nota da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré na íntegra:

“Informamos à comunidade que, na manhã de hoje, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Praça Padre Elvis Marcelino e com mais de 14 metros de altura, veio abaixo.

Agradecemos imensamente a Deus por não ter causado danos a nenhuma pessoa que circulava pela região no momento. Essa imagem é um símbolo de fé e devoção para nossa paróquia e comunidade, sonhada com tanto carinho pelo Padre Batista, e permanecerá viva em nossos corações e orações.

Contamos com a compreensão e apoio de todos e agradecemos pela solidariedade da comunidade neste momento.

Atenciosamente, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré/Pastoral da Comunicação.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile