Brasil
Fiocruz realizará testes de vacina contra hanseníase, criada nos Estados Unidos

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) iniciará os testes de uma vacina inédita contra a hanseníase. Desenvolvido pelo Access to Advanced Health Institute (AAHI), dos Estados Unidos, o imunizante chamado LepVax será o primeiro a ser avaliado no Brasil em testes clínicos para combater a doença.
De acordo com a Fiocruz, a vacina é a primeira a visar especificamente a bactéria Mycobacterium leprae, causadora da hanseníase. Os resultados de testes pré-clínicos foram promissores, mostrando que em camundongos vacinados com LepVax, a taxa de infecção foi significativamente reduzida, mesmo após exposição a grandes quantidades de bactérias. Além disso, quando administrada após a infecção, a vacina retardou o dano nos nervos motor e sensorial em tatus, que são utilizados como modelo para estudos da forma neurológica da doença.
A fase inicial dos testes em seres humanos foi realizada nos Estados Unidos com 24 voluntários saudáveis, e os resultados indicaram que a vacina é segura, sem eventos adversos graves, e que é capaz de estimular a resposta imunológica. Agora, no Brasil, novos voluntários serão vacinados para confirmar a segurança e a eficácia do produto.
Verônica Schmitz, chefe substituta do Laboratório de Hanseníase do IOC e líder do ensaio clínico, explicou que a fase inicial nos EUA focou na segurança da vacina, já a fase atual no Brasil será mais avançada. “Agora, na fase 1b, teremos um ensaio randomizado, duplo cego e controlado por placebo, o que é o método padrão de pesquisa. Isso nos permitirá comparar os resultados entre os grupos vacinados e o grupo controle”, disse Verônica.
A pesquisa avaliará a segurança de duas versões da vacina, com diferentes dosagens de antígeno. Os participantes serão divididos em três grupos: dois receberão o imunizante, um com dose baixa e outro com dose alta, e o terceiro grupo receberá um placeboConfira mais informações no portal
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias4 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda