Política

Fim do 14º e 15º no legislativo cearense

Nas pegadas do Congresso Nacional, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta (14) o fim do pagamento do 14º e do 15º salários aos deputados estaduais.

Published

on

Nas pegadas do Congresso Nacional, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta (14) o fim do pagamento do 14º e do 15º salários aos deputados estaduais.

As remunerações adicionais desciam à conta bancária dos beneficiários sob a denominação de “ajuda de custo”. A exemplo do que se passou em Brasília, também no Ceará a farra não foi eliminada de todo. Mantiveram-se duas remunerações extras por mandato – uma no primeiro mês e outra quatro anos depois, no último mês. A decisão foi baseada na lei federal que estabelece que os parlamentares estaduais devem receber até 75% de tudo o que os deputados federais ganham. “Como esse subsídio foi extinto pela Câmara Federal, automaticamente não receberemos também aqui”, justificou o presidente da Assembleia.

Governo quer cortar impostos

A equipe econômica está disposta a desonerar a folha de pagamento de mais de 40 setores, entre eles, os de transporte de cargas, engenharia e arquitetura e empresas jornalísticas, mas só a partir de 2014. Essas atividades foram incluídas na medida provisória (MP) 582, aprovada pelo Congresso, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai recomendar à presidente Dilma Rousseff o veto e pretende negociar os benefícios com as empresas de acordo com as disponibilidades do caixa do Tesouro.

Mapa petista

Todos os presidentes estaduais do PT estão sendo convocados para uma reunião em 25 de março. O partido pretende fazer o primeiro mapa das eleições regionais de 2014 sistematizando as pretensões petistas e os planos dos aliados.

Hemoce alerta para estoques

As próximas semanas do mês de março vão ter três feriados seguidos (os dias 19, 25 e 29), todos eles bem perto de finais de semana. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está em campanha para arrecadar sangue, já que esse período tem histórico de  diminuição no número de doações em todo país. Segundo o Hemoce, o feriado da Semana Santa tem um dos maiores índices de atendimento nas emergências dos hospitais do Ceará.

Mães terão o direito de registrar os filhos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou esta semana, o Projeto de Lei 817/11 que iguala os direitos de pai e de mãe fazer o registro de nascimento dos filhos. O projeto altera a Lei de Registros, de 1973, que determina ao pai registrar o filho até 15 dias depois do nascimento e que a mãe só pode registrar se o pai estiver impossibilitado.

Papa Francisco, cara da simplicidade

O brasileiro comum vai levar ainda algum tempo para se acostumar com a ideia de um argentino humilde, modesto, bondoso e carismático. A Igreja espera que Francisco dê impulso para retomar a confiança entre cúpula eclesiástica e fiéis. É certo que temas polêmicos ou acontecimentos importantes, até mesmo  com a escolha do novo papa movimentam discussões – e ironias – nas redes sociais. E muitos dos deboches partem de pessoas comuns, sem vida pública. Creio que Francisco é a cara da simplicidade. Ao celebrar sua primeira missa, o papa Francisco conclamou para a necessidade de buscar a unidade da Igreja Católica Apostólica Romana, assim como de caminhar e edificar os ensinamentos de Jesus Cristo.

A Páscoa do Leão

O governo deu sua contribuição para os produtos da cesta básica. O mesmo não pode-se dizer dos produtos consumidos na páscoa. A informação é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário: No preço do bacalhau importado há 43,78% de imposto; No ovo de páscoa, 38,68%; Nos bombons, 37,61%; No vinho, 54,73%.

Coleta do lixo

Iguatu em breve terá novos prédios residenciais com mais de três andares e com eles poderá surgir um problema ambiental. A coleta do lixo. A modernidade exige que seja separado o lixo reciclável em recipientes para coleta seletiva de papel, plástico, metal e vidro. Ainda não é obrigatório, mas é preciso manter o hábito da separação dos resíduos. E como anda o aterro sanitário? O saneamento básico é outro motivo de preocupação.

Associação comercial

Associação Comercial de Iguatu empossa nova diretoria. O empresário do ramo imobliário, Gilvanio Oliveira de Araújo, receberá a presidência do atual Henrique da Costa Neto, durante solenidade nesta sexta feira (15) na sede da entidade a partir das 19h30.

Lixo e esgotos a céu aberto

Os moradores da Trav. José Rosário, no bairro Veneza, esperam melhor atenção do município. Lixo, esgotos a céu aberto exalando mau cheiro e mosquitos dominam grande parte do local, incomodando os mesmos. Pedem também que seja feito o roço que toma conta das calçadas e rua de pedra tosca. Como é ruim viver no bairro com este tipo de problemas. Torcemos para que a melhoria chegue a estes moradores. O bairro recebe recentemente melhorias com a pavimentação asfáltica em algumas ruas.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile