AssuntosNet

Fies amplia limite de renda para inscrição

Published

on

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá 75 mil vagas no segundo semestre. O edital foi assinado nesta quinta-feira (16) em cerimônia no Palácio do Planalto pelo presidente interino Michel Temer (PMDB) e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE). As inscrições serão do dia 24 a 29 de junho e o resultado será divulgado no dia 30 de junho. As vagas serão disponibilizadas pela internet a partir do dia 21 de junho. O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Pesquisa

Desaprovação a governo Temer chega a 55%, diz pesquisa, O governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) é desaprovado por 55,4% dos brasileiros, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas feito nesta semana para o site de VEJA. A pesquisa mostra ainda que pouca esperança de mudanças nos rumos da economia com Temer no governo. De acordo com a pesquisa concluída nesta quarta-feira, o primeiro mês da administração de Temer tem aprovação de 36,2%. Não sabem ou não opinaram 8,3%.

PGR denuncia dep. Anibal

O procurador-geral da República (PGR) Rodrigo Janot pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nessa quinta-feira (16), o arquivamento de uma investigação sobre o presidente do Senado Renan Calheiros. Segundo a PGR, o arquivamento foi pedido por falta de provas contra o senador. No mesmo inquérito, da Operação Lava Jato, Janot denunciou ao STF o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Janot pediu também a decretação da perda da função pública do deputado e que o inquérito seja desmembrado para que as condutas de outras pessoas envolvidas, que não têm foro, sejam analisadas na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Um mês interino

Aguarda-se para hoje pronunciamento do presidente em exercício Michel Temer. Via cadeia de rádio e TV. Dará radiografia do que encontrou e o que faz.

Lava Jato derruba 3º ministro e delações preocupam governo

Henrique Eduardo Alves é o 3º auxiliar de Temer a cair em um mês. Aliados dizem que novas provas revelariam repasses numa conta não declarada na Suíça; Citado por Sérgio Machado, Henrique Alves deixa Turismo. Delator rebate Temer e reafirma propina. O presidente interino afirma que acusações contra ele, se fossem verdadeiras, o impediriam de presidir o país. Acusado por Machado de pedir R$ 1,5 milhão para a campanha de Gabriel Chalita, Temer disse que a citação é “leviana” e “mentirosa” e que, se tivesse cometido tal crime, não teria condições de presidir o país.

Autopeças na mira do Cade

A Superintendência do Cade recomendou a condenação de Volkswagen, Fiat e Ford por impedir a venda de autopeças de reposição por fabricantes independentes.

Receita vê brecha para sonegação

Para a Receita Federal, modelo que permite a empresas desonerar folha de pagamentos abriu brechas para fraudes tributárias e sonegação fiscal.

Retomada de empregos

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, reafirmou nesta quinta-feira que acredita em uma recuperação do mercado de trabalho a partir de julho. Com aumento de 11,2% nos últimos três meses, o desemprego no país atinge 11,4 milhões de pessoas. Segundo ele, a recuperação do mercado de trabalho vai acompanhar a economia, que terá de volta a confiança do investidor com as mudanças em curso pelo governo interino.

Ação

O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores do Estado (Fuaspec) ameaça entrar com ação judicial coletiva contra o Governo por crime de responsabilidade. É o caso do reajuste salarial não pago na data-base, janeiro.

Força Nacional

Força Nacional de Segurança permanecerá nos presídios cearenses por mais 30 dias. Saiu decisão do Ministério da Justiça atendendo a um pleito do governo estadual.

Grupos responsáveis por ataques a banco no CE têm ação interestadual

Com uso de armamento pesado, as quadrilhas cearenses têm atravessado divisas para cometer crimes. Levantamento do Sindicato dos Bancários aponta que Estado teve 69 ataques a bancos neste ano. Neste ano, o Cotar registrou sete confrontos com os bandidos e conseguiu efetuar prisão de integrantes de sete grupos que integram quadrilhas especializadas. Tido como Novo Cangaço, os grupos têm entre cinco e 20 pessoas, armadas de fuzis, metralhadoras e pistolas, além do uso de explosivo. O ultimo alvo dos bandidos aconteceu nesta quinta-feira em Carius.

Cenário de rua

Cenário de aluga-se e lojas fechadas, ambulantes ocupam as calçadas. Redução na presença de veículos também nos estacionamento. Para fugir da fiscalização, usuários de motos estão utilizando as calçadas das clinicas.

Com quem será?

Definida os concorrentes pela oposição no município. Pré-candidatos Edinaldo Lavor (PDT) e professor Vandeilton Sucupira (PRTB), buscam apoiadores também na esfera estadual. Na verdade, ambos têm aproximação com o governador Camilo (PT) e aguardam pelo o apoio também. Fica a interrogação. Com quem será?

Pegou mau

Apesar da necessidade de limpeza, pegou mal a ação da prefeitura nos terrenos ao lado da lagoa da Bastiana nesta quinta-feira. Um morador diz que não entendeu a presença do órgão, que sem consultar os proprietários foram executando os serviços causando prejuízos aos lotes. A reivindicação principal era pra limpeza e roço nas imediações.

Olhar do cidadão

Inegável que a corrupção está sendo combatida. Este é o sentimento nas conversas de rua, instituições e no seio da sociedade, onde se constata que o cidadão tem opinião sobre o que se vê e não se vê. Em tempo de eleições, reforça questões como alternativas para os futuros candidatos nas eleições de outubro.

Futebol

Definida a situação do técnico Tite na seleção, no Corinthians a ausência repercutiu na derrota para o Fluminense por 1 a zero e sai do G4. Por sua vez o internacional assume a liderança ao derrotar Atlético mineiro por 2 a zero e faz parte da zona do rebaixamento com Cruzeiro e América mineiro.

Assuntosnet: Sexta-feira (17) de junho, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, e comentários do colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile